Mundo

Israel pede à Europa que seja firme com o Irã

Primeiro-ministro israelense continua a apoiar as pressões sobre Teerã devido programa nuclear


	Benjamin Netanyahu recebe Catherine Ashton em seu gabinete, em Jerusalém: Israel e países ocidentais acusam Irã de tentar produzir armamento atômico, o que Teerã nega
 (Abir Sultan/AFP)

Benjamin Netanyahu recebe Catherine Ashton em seu gabinete, em Jerusalém: Israel e países ocidentais acusam Irã de tentar produzir armamento atômico, o que Teerã nega (Abir Sultan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 11h49.

Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu nesta quinta-feira aos europeus que sejam tão firmes quanto Israel e Estados Unidos com o programa nuclear iraniano, em um encontro com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, em Jerusalém.

"É importante que a Europa se una aos Estados Unidos, a Israel e aos elementos responsáveis da comunidade internacional e exija o fim do programa nuclear iraniano", pediu Netanyahu, segundo a rádio militar.

Desde o anúncio da vitória inesperada de Hassan Rohani, um clérigo moderado, nas eleições presidenciais iranianas, Netanyahu e os falcões de seu governo insistem que a votação não muda nada e que é preciso manter a pressão sobre Teerã e não aliviar as sanções internacionais.

O presidente Rohani optou por um tom conciliador com o Ocidente em suas primeiras declarações, mas até o momento segue o caminho marcado por Mahmud Ahmadinejad em questões chaves como o programa nuclear.

Israel, considerada a única potência nuclear da região, e países ocidentais acusam o Irã de tentar produzir armamento atômico sob a fachada de um programa nuclear civil, o que Teerã nega.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIrã - PaísIsrael

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump