Mundo

Israel não permitirá que seus soldados sejam levados ao TPI

Benjamin Netanyahu dise que Israel se oporá a todo julgamento contra seus soldados no Tribunal Penal Internacional (TPI), ao qual os palestinos pediram adesão


	Benjamin Netanyahu: "Quem deve ser julgado são os dirigentes da Autoridade Palestina que se aliaram com os criminosos", disse o primeiro ministro de Israel
 (Dan Balilty/AFP)

Benjamin Netanyahu: "Quem deve ser julgado são os dirigentes da Autoridade Palestina que se aliaram com os criminosos", disse o primeiro ministro de Israel (Dan Balilty/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2015 às 08h43.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu neste domingo que seu país se oporá a todo julgamento contra seus soldados no Tribunal Penal Internacional (TPI), ao qual os palestinos pediram adesão na última sexta-feira.

"Não permitiremos que os soldados e os oficiais do Tsahal (exército israelense) sejam levados ao tribunal de Haia", declarou Netanyahu no conselho de ministros semanal.

No sábado, Israel reagiu à ofensiva diplomática dos palestinos suspendendo o pagamento de mais de 100 milhões de euros de impostos arrecadados à Autoridade Nacional Palestina.

"Quem deve ser julgado são os dirigentes da Autoridade Palestina que se aliaram com os criminosos de guerra do Hamas", disse o primeiro-ministro, que acusa o movimento islamita de ter usado moradores de Gaza como escudos humanos durante a última guerra na Faixa de Gaza, entre julho e agosto do ano passado.

"Os soldados do Tsahal continuarão defendendo o Estado de Israel com valentia e determinação, e da mesma forma que nos protegem, os protegeremos", prometeu.

A suspensão da entrega dos 106 milhões de euros pode ser a primeira de uma série de medidas de represália dos israelenses após o pedido de adesão dos palestinos ao TPI.

O tribunal, criado em 2002, tem poder para investigar crimes de guerra, genocídios e crimes contra a humanidade cometidos a partir desse ano.

Acompanhe tudo sobre:PalestinaIsraelConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista