Mundo

Israel legaliza colônia na Cisjordânia a dois dias das eleições

Na semana passada, Netanyahu prometeu anexar todas as colônias judaicas no Vale do Jordão

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete anexar partes da Cisjordânia caso seja reeleito (Amir Cohen/Reuters)

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete anexar partes da Cisjordânia caso seja reeleito (Amir Cohen/Reuters)

A

AFP

Publicado em 15 de setembro de 2019 às 11h03.

O governo israelense autorizou, neste domingo (15), a legalização de uma colônia na Cisjordânia ocupada, dois dias antes das eleições legislativas, cruciais para o futuro político do premiê Benjamin Netanyahu.

Israel decidiu "transformar a colônia selvagem de Mevoot Jericó, situada no Vale do Jordão, em uma oficial", informou o gabinete de Netanyahu.

O anúncio foi feito dois dias antes das eleições legislativas israelenses, nas quais o Partido Likud, de Netanyahu, enfrenta a forte concorrência do Kahol Lavan (Azul e Branco), do ex-chefe do Estado-Maior do Exército, Benny Gantz.

Na semana passada, Netanyahu prometeu anexar todas as colônias judaicas no Vale do Jordão, um território estratégico que representa cerca de 30% da Cisjordânia ocupada.

A declaração foi duramente criticada por funcionários palestinos. Caso venha a se concretizar, os palestinos avaliam que será a morte do processo de paz.

Embora seja favorável à anexação, uma parte da classe israelense considerou que o anúncio foi feito com fins eleitorais.

Netanyahu se comprometeu a anexar estes assentamentos judaicos "imediatamente" depois das eleições.

As últimas pesquisas de intenções de voto divulgadas na imprensa local apontam um pleito bastante disputado.

Acompanhe tudo sobre:CisjordâniaEleiçõesIsrael

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos