Mundo

Israel intercepta míssil lançado do Iêmen em meio a ofensiva em Gaza

Bombardeiros mataram 35 pessoas e 130 ficaram feridos

Iêmen: homens inspecionam os danos ao redor do Museu Nacional após bombardeio israelense em 11 de setembro de 2025. (MOHAMMED HUWAIS/AFP/Getty Images)

Iêmen: homens inspecionam os danos ao redor do Museu Nacional após bombardeio israelense em 11 de setembro de 2025. (MOHAMMED HUWAIS/AFP/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 07h00.

O Exército israelense afirmou nesta quinta-feira, 11, que interceptou um míssil disparado do Iêmen, onde os rebeldes huthis lançam ataques com frequência, qualificados como represália à ofensiva de Israel em Gaza.

"Um míssil lançado do Iêmen foi interceptado pelas Forças Aéreas israelenses", informa um comunicado militar publicado na plataforma Telegram.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islamista Hamas em outubro de 2023, os huthis lançaram vários ataques com drones e mísseis contra território israelense, a maioria interceptados.

Os rebeldes afirmam que atuam em solidariedade com os palestinos.

Represálias israelenses no Iêmen

Israel efetuou vários ataques de represália no Iêmen, direcionados contra portos controlados pelos huthis e o aeroporto da capital, Sanaa.

Bombardeios israelenses na cidade e na região de Al Jawf, norte do país, mataram 35 pessoas e deixaram mais de 130 feridos na quarta-feira, 10, informaram os rebeldes, poucos dias após as mortes do primeiro-ministro e de metade dos integrantes de seu gabinete em um ataque.

Acompanhe tudo sobre:IsraelIêmenGuerras

Mais de Mundo

EUA devem lançar nova fase de operações na Venezuela nos próximos dias, diz agência

Companhias aéreas cancelam voos para Venezuela após alerta dos EUA

Zelensky diz que crimes da Rússia não podem ser perdoados, antes de reuniões para acordo de paz

Alemanha confirma reunião de UE, EUA e Ucrânia para acordo de paz