Mundo

Israel impede entrada de deputados da UE em Gaza

A presidente do grupo e outros seis diplomatas chegaram a Jerusalém na segunda-feira para uma viagem oficial que incluía a entrada em Gaza


	Gaza: "A negação sistemática a permitir o acesso à Gaza às delegações de deputados europeus é inaceitável"
 (Mussa Qawasma / Reuters)

Gaza: "A negação sistemática a permitir o acesso à Gaza às delegações de deputados europeus é inaceitável" (Mussa Qawasma / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 09h17.

Jerusalém - As autoridades israelenses negaram a entrada em Gaza a uma delegação de parlamentares europeus, que denunciam que esta situação se repete desde 2011, informaram fontes diplomáticas europeias à Agência Efe nesta quarta-feira.

"A negação sistemática a permitir o acesso à Gaza às delegações de deputados europeus é inaceitável", criticou o grupo parlamentar responsável pelas relações com a Palestina, que visita a região.

A presidente, a irlandesa Martina Anderson, e outros seis diplomatas (Margrete Auken, Beira Thun, Patrick Le Hyaric, Rosa D'Amato e Konstantinos Papadakis) chegaram a Jerusalém na segunda-feira para uma viagem oficial que incluía a entrada em Gaza, que está sob bloqueio israelense desde 2007.

O objetivo é avaliar os efeitos da operação militar israelense contra o enclave em 2014 e os avanços no processo de reconstrução, que conta com a participação da UE, um dos maiores doadores da Palestina.

"O parlamento europeu não pode entrar em Gaza desde 2011. Isto levanta dúvidas: o que tem a esconder o governo israelense?", questionou Anderson na nota.

Israel e a União Europeia vivem um desencontro desde a aprovação em novembro de uma legislação no parlamento europeu que obriga a assinalar a origem dos produtos procedentes das colônias israelenses em território ocupado, e que impede que sejam marcados como procedentes de Israel.

O governo israelense anunciou, em resposta a esta medida, que reduziria seus contatos com as instituições europeias e suspendeu as conversas com a UE em relação a temas palestinos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaPalestinaIsraelFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura

Israel diz que busca 'acordo integral' e continua sem responder proposta aceita por Hamas

Governo dos EUA pode se tornar acionista de grandes empresas de armamentos, diz secretário

ONU exige responsabilização de Israel após ataque aéreo em Gaza; seis jornalistas morreram