Mundo

Israel e palestinos progridem para acordo

Secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry se reuniu com o presidente palestino Mahmoud Abbas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2014 às 15h48.

Ramallah - Israel e Palestina estão fazendo progressos para alcançar um acordo de paz, mas ainda não chegaram lá, afirmou o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, neste sábado.

Kerry falou com repórteres após cerca de três horas de conversas com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Ramallah, a sede do governo palestino na Cisjordânia.

"Estou confiante que as conversas que tivemos nos últimos dois dias já ganharam mais substância e mesmo resolveram certos tipos de questões e apresentaram novas oportunidades para outras", disse ele.

Kerry está em sua décima viagem à região desde o ano passado, procurando assegurar um acordo de paz. Ele irá se encontrar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ainda neste sábado em Jerusalém.

Negociações de paz entre israelenses e palestinos intermediadas pelos Estados Unidos foram retomadas em julho passado depois de um impasse de três anos, com Kerry liderando os esforços de mediação para mantê-las, apesar de nenhuma das partes expressar muita esperança para um bom resultado.

Kerry disse que iria voar para a Jordânia e Arábia Saudita no domingo para se reunir com os reis de cada nação árabe para discutir as negociações de paz entre israelenses e palestinos, com a meta de alcançar um acordo final no prazo de nove meses.

O apoio árabe é considerado essencial para que os palestinos possam assumir compromissos necessários para um acordo de paz com Israel.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseEstados Unidos (EUA)IsraelJohn KerryPaíses ricosPalestinaPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru