Mundo

Israel e Hamas rompem trégua humanitária de 72h

Combates entre o exército de Israel e o Hamas foram retomados poucas horas depois do cessar-fogo de 72 horas


	Bombardeiro israelense em Gaza: Israel acusa o Hamas de quebrar o acordo
 (Mohammed Abed/AFP)

Bombardeiro israelense em Gaza: Israel acusa o Hamas de quebrar o acordo (Mohammed Abed/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 10h50.

Jerusalém - Os combates entre o exército de Israel e o Hamas foram retomados nesta sexta-feira poucas horas depois da entrada em vigor de um cessar-fogo humanitário de 72 horas, e Israel acusa o Hamas de ser o responsável por quebrar o acordo pactuado ontem à noite entre as partes sob auspício da ONU e EUA.

A acusação israelense aconteceu durante um encontro entre o enviado especial da ONU no Oriente Médio, Robert Serry e o coordenador para as Atividades nos Territórios palestinos ocupados (COGAT), o general Yoav Mordechai, para discutir o reatamento do fogo entre Hamas e Israel em Gaza.

Segundo um comunicado divulgado pelo COGAT, Serry e Mordechai debateram sobre os ataques ocorridos hoje desde que entrou em vigor às 08h (02h de Brasília) a trégua humanitária anunciada depois de o próprio Serry receber a confirmação tanto de Israel como do Hamas do compromisso de aderirem à cessação de hostilidades.

De acordo com a nota, "Israel anuncia que desta maneira o Hamas terminou o cessar-fogo humanitário e evitou que os residentes de Gaza se beneficiem dele".

E o documento advertiu, "Israel tomará fortes medidas em resposta à agressão do Hamas e outras facções terroristas na Faixa de Gaza".

Desde o começo da pausa humanitária, fontes palestinas alertaram que pelo menos 35 pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas em bombardeios e ataques de artilharia israelenses sobre a cidade de Rafah, no sul da faixa.

O exército israelense, por sua vez, garantiu que pelo menos oito foguetes e morteiros foram disparados por milícias palestinas de Gaza à Israel e comunicou o possível sequestro de um de seus soldados em operação em Gaza, nas imediações da área de Rafah.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de GazaHamasIsraelPalestina

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita