Mundo

Israel diz que programa nuclear do Irã custa US$ 170 bilhões

Fontes dos serviços de segurança de Israel avaliaram que o programa nuclear iraniano custou à República Islâmica 170 bilhões de dólares

Reator da usina nuclear de Bushehr, no sul do Irã: 40 bilhões de dólares foram investidos nas infraestruturas nucleares, segundo fontes (Majid Asgaripour/AFP)

Reator da usina nuclear de Bushehr, no sul do Irã: 40 bilhões de dólares foram investidos nas infraestruturas nucleares, segundo fontes (Majid Asgaripour/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 11h41.

Jerusalém - Fontes dos serviços de segurança de Israel avaliaram nesta terça-feira que o programa nuclear iraniano custou à República Islâmica 170 bilhões de dólares, em grande parte devido às sanções econômicas.

Estas fontes afirmaram à AFP que 40 bilhões de dólares foram investidos nos últimos 20 anos no estabelecimento e funcionamento das infraestruturas nucleares.

Além disso, o Irã perdeu 130 bilhões de dólares devido às sanções impostas desde 2012 para dissuadi-lo de prosseguir com suas atividades nucleares, segundo as fontes dos serviços de segurança.

Dos 130 bilhões em perdas, 105 bilhões estão relacionados com o embargo sobre a venda de petróleo iraniano e 25 bilhões com as sanções financeiras ao sistema bancário, comércio e indústria, às perdas no desenvolvimento e investimentos.

"Além disso, o Irã investiu centenas de milhões de dólares para ajudar o regime sírio, que massacra seus cidadãos, entre 8 e 10 bilhões de dólares de ajuda ao Hezbollah, entre 1,3 e 1,8 bilhão de ajuda ao Hamas e à Jihad Islâmica palestinos na Faixa de Gaza, acrescentam as fontes.

Israel se opõe categoricamente ao acordo negociado entre o Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha) para por limite a suas atividades nucleares em troca de aliviar parcialmente as sanções.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísIsraelTestes nucleares

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'