Mundo

Israel critica declarações de Ashton sobre mortes na França

A chefe da diplomacia da UE fez um paralelo entre o assassinato de três crianças e um professor em uma escola judaica francesa e o destino dos jovens de Gaza ou da Síria

Barak disse que o Exército israelense atua em Gaza com muito cuidado e precisão para proteger a vida dos inocentes
 (Jack Guez/AFP)

Barak disse que o Exército israelense atua em Gaza com muito cuidado e precisão para proteger a vida dos inocentes (Jack Guez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2012 às 11h32.

Jerusalém - O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, criticou nesta terça-feira as declarações da chefe da diplomacia da União Europeia, a britânica Catherine Ashton, que na segunda-feira havia estabelecido um paralelo entre o assassinato de três crianças e um professor em uma escola judaica francesa e o destino dos jovens de Gaza ou da Síria.

"A comparação feita por Ashton entre o que acontece em Gaza e o que ocorreu em Toulouse e ocorre todos os dias na Síria é escandalosa e não se baseia em nada", disse Barak em um comunicado divulgado por seus serviços.

"O Exército israelense atua em Gaza com muito cuidado e precisão para proteger a vida dos inocentes", acrescentou o ministro israelense da Defesa.

"Espero que Catherine Ashton se dê conta rapidamente de seu erro e revise seus comentários", concluiu Barak.

Os ministros israelenses das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, e do Interior, Elie Yishai, também criticaram as declarações de Ashton.

"Uma pessoa que estabelece uma comparação entre a guerra contra os terroristas e a morte de crianças, o melhor que pode fazer é se calar", disse Yishai.

"As declarações de Ashton representam um novo golpe na capacidade de a União Europeia ser um intermediário honesto entre nós e os palestinos", acrescentou Yishai.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaMortesUnião EuropeiaIsraelDiplomacia

Mais de Mundo

Roubo no Louvre foi cometido por criminosos de pequeno porte, diz promotora

EUA não planejam explosões nucleares neste momento, diz secretário de energia

'Xi entende as consequências se tentar invadir Taiwan', diz Trump sobre possível ataque

Desfiles, luzes e celebração: como o México comemora o Dia dos Mortos?