Mundo

Israel constrói grande muro subterrâneo na fronteira com Gaza

Muro, pensado na ofensiva militar de 2014 de Israel contra as milícias palestinas em Gaza, com o Hamas à frente, vai cobrir 65 metros ao longo da fronteira

Grande estrutura dotada de sensores busca evitar as infiltrações a partir do território palestino (Jack Guez/Reuters)

Grande estrutura dotada de sensores busca evitar as infiltrações a partir do território palestino (Jack Guez/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 14h43.

Jerusalém - O Exército de Israel revelou nesta quinta-feira para a imprensa o muro subterrâneo que constrói na fronteira com a Faixa de Gaza, uma grande estrutura dotada de sensores para evitar as infiltrações a partir do território palestino.

"Nenhum muro é impenetrável cem por cento, mas este é muito difícil de vulnerar", declarou à Agência Efe o porta-voz do Exército, Jonathan Conricus, durante uma visita em que se mostrou aos meios nacionais e internacionais esta estrutura e alguns dos túneis escavados pelas milícias palestinas em Gaza, que Israel pretende destruir graças a ela.

O muro, pensado na ofensiva militar de 2014 de Israel contra as milícias palestinas em Gaza, com o Hamas à frente, vai cobrir 65 metros ao longo da fronteira, sob bloqueio israelense há uma década.

Justamente a destruição do sistema de corredores subterrâneos foi uma das razões defendidas por Israel para lançar a operação "Margem Protetora" de 2014, que em 50 dias causou a morte de mais de 2.100 palestinos e 73 israelenses.

A Agência Efe pôde comprovar que se escava fundo nos locais nos quais serão inseridas as enormes peças metálicas que formarão o muro, a muitos metros no subsolo até muitos metros acima da terra.

Acompanhe tudo sobre:IsraelDiplomaciaConflito árabe-israelenseFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo

México confirma visita de Marco Rubio, que se reunirá com Sheinbaum em 3 de setembro