Mundo

Israel aprova construção de 2.700 casas para palestinos

Projeto foi aprovado pela Comissão Urbanística da Prefeitura de Jerusalém e 2.500 casas serão construídas no bairro de Yabel Mukaber, no sudeste da cidade


	Projeto foi aprovado pela Comissão Urbanística da Prefeitura de Jerusalém e 2.500 casas serão construídas no bairro de Yabel Mukaber, no sudeste da cidade
 (Ahmad Gharabli/AFP)

Projeto foi aprovado pela Comissão Urbanística da Prefeitura de Jerusalém e 2.500 casas serão construídas no bairro de Yabel Mukaber, no sudeste da cidade (Ahmad Gharabli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2015 às 12h53.

Jerusalém - Israel aprovou a construção de 2.700 casas para palestinos em Jerusalém, maior plano urbanístico maior para esta comunidade, que vive principalmente na parte oriental da cidade, desde 1967.

O projeto foi aprovado pela Comissão Urbanística da Prefeitura de Jerusalém e 2.500 casas serão construídas no bairro de Yabel Mukaber, no sudeste da cidade, segundo informou nesta quarta-feira a edição digital do jornal "Haaretz".

Segundo o arquiteto Sennan Abdelkader, responsável pelo projeto, ativistas de direita tentaram bloqueá-lo durante a votação, como vinham fazendo nos últimos quatro anos.

O plano, de incomum envergadura em uma zona palestina da cidade santa incluirá parques, zonas de lazer, colégios e espaços públicos, que costumam ser raros no leste de Jerusalém.

O prefeito Nir Barkat, que já tinha tentado promover o projeto em seu mandato anterior, considera a iniciativa um passo importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Jerusalém Oriental, segundo informou o diário.

Cercado por de três bairros judeus, Yabel Mukaber se encontra sobre território ocupado por Israel em 1967, mas faz parte do perímetro municipal anexado três décadas depois, procedimento legal e político que a comunidade internacional não reconhece.

Acompanhe tudo sobre:PalestinaIsraelJerusalém

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk