Mundo

Israel anuncia ataque contra centro de pesquisa militar em Teerã

Israel iniciou em 13 de junho uma ofensiva contra o Irã para supostamente impedir que o país desenvolva a bomba atômica, um objetivo negado de maneira reiterada por Teerã

Estudantes iranianos em uniformes militares e membros da força paramilitar Basij carregam bandeiras iranianas enquanto participam de um comício militar no centro de Teerã (Getty Images)

Estudantes iranianos em uniformes militares e membros da força paramilitar Basij carregam bandeiras iranianas enquanto participam de um comício militar no centro de Teerã (Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 20 de junho de 2025 às 07h16.

O Exército israelense anunciou nesta sexta-feira, 20, que bombardeou dezenas de alvos durante a noite em Teerã, incluindo o que descreveu como um "centro de pesquisa e desenvolvimento do projeto de armas nucleares iraniano".

Israel iniciou em 13 de junho uma ofensiva contra o Irã para supostamente impedir que o país desenvolva a bomba atômica, um objetivo negado de maneira reiterada por Teerã.

"Dezenas de alvos foram atingidos, em particular áreas de produção de mísseis militares e a sede da SPND, a organização responsável pela pesquisa e desenvolvimento do programa nuclear militar iraniano", afirmou o Exército israelense em um comunicado.

Este centro é responsável pelo "desenvolvimento de tecnologias e armas avançadas a serviço das capacidades militares do regime", acrescenta o texto.

Além disso, as forças israelenses bombardearam "instalações de produção de componentes de mísseis e fábricas de matérias-primas utilizadas para a fabricação dos motores dos mísseis", afirma a nota.

Os sistemas de defesa antiaérea israelenses interceptaram quatro drones lançados pelo Irã, acrescenta o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:TeerãIsrael

Mais de Mundo

China adota novo plano para aumentar natalidade: R$ 2.700 por ano por criança

Governo Trump vai proibir entrada de 'Moraes e seus aliados' nos EUA, diz secretário de Estado

Governo Trump gasta US$ 100 mil para destruir quase 500 toneladas de alimentos

Procedimentos com Botox falsificado causam intoxicação em 38 pessoas no Reino Unido