Mundo

Israel acusa Irã de violar trégua mediada por Trump após ataques de mísseis; Irã nega

Após a trégua anunciada por Donald Trump, Israel reagiu a um ataque de mísseis do Irã com represálias em Teerã, enquanto o futuro do acordo de paz continua incerto

Members of the Israeli security forces walk as smoke emanates from a building reportedly hit by an Iranian strike in Haifa on June 20, 2025, amid the ongoing fire exchange between Israel and Iran. (Photo by Fadel SENNA / AFP) (Fadel SENNA/AFP)

Members of the Israeli security forces walk as smoke emanates from a building reportedly hit by an Iranian strike in Haifa on June 20, 2025, amid the ongoing fire exchange between Israel and Iran. (Photo by Fadel SENNA / AFP) (Fadel SENNA/AFP)

Publicado em 24 de junho de 2025 às 05h53.

Última atualização em 24 de junho de 2025 às 07h21.

Na manhã desta terça-feira, 24, Israel acusou o Irã de violar a trégua anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após uma série de supostos lançamentos de mísseis.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel, Eyal Zamir, afirmou que irá responder "com força em razão da grave violação do cessar-fogo cometida pelo regime iraniano". Em resposta à violação de trégua, o ministro da Defesa de Israel ordenou ataques aéreos contra alvos estratégicos em Teerã, incluindo instalações militares e áreas associadas ao programa nuclear iraniano. Pouco tempo depois, o comando militar do Irã informou que os ataques israelenses ocorreram em três estágios.

Após a acusação de Israel, a mídia iraniana desmentiu que atacou o território israelense, afirmando que não houve qualquer violação do cessar-fogo. Segundo o relato da mídia estatal, não houve lançamentos de mísseis em direção a Israel após o acordo de paz ser firmado.

Trump anunciou a trégua na noite de segunda-feira, 23, em seu perfil na rede social Truth Social, estimulando as partes envolvidas a não violar o acordo. "A trégua já está em vigor," escreveu Trump, pedindo calma e destacando a necessidade de respeito ao acordo.

Enquanto isso, o Irã ainda não confirmou publicamente que aceitou a trégua. Israel, no entanto, seguiu com ataques aéreos sobre o Irã, que aparentemente cessaram por volta das 4h da manhã, disseram moradores locais.

No cenário atual, a perspectiva de um acordo duradouro parece incerta. Para analistas como Dennis Ross, ex-enviado dos EUA para o Oriente Médio, "o Irã não tem interesse em reiniciar o conflito agora", sugerindo que a trégua pode realmente ser uma medida para reduzir a intensidade da guerra, disse ele à Bloomberg. No entanto, a posição do Irã sobre futuras negociações e a questão do seu programa nuclear continuam sendo questões sem resolução.

Acompanhe tudo sobre:IrãIsraelGuerrasEstados Unidos (EUA)Oriente Médio

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado