Mundo

Islamitas convocam mobilização para combater avanço militar

Rebeldes islamitas e jihadistas convocaram em Alepo uma mobilização geral para enfrentar o avanço do exército no norte da Síria

Rebelde prepara um morteiro improvisado em uma rua de Alepo: forças militares conseguiram uma série de vitórias (AFP)

Rebelde prepara um morteiro improvisado em uma rua de Alepo: forças militares conseguiram uma série de vitórias (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 12h17.

Beirute - Rebeldes islamitas e jihadistas convocaram em Alepo uma mobilização geral para enfrentar o avanço do exército no norte da Síria, onde as forças de Bashar al-Assad conseguiram uma série de vitórias e se aproximaram da antiga capital econômica do país.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), vinculado à Al Qaeda, divulgou na terça-feira um comunicado no qual convoca "todas as brigadas e muçulmanos à mobilização geral para enfrentar o inimigo".

A organização reconhece ter sofrido "muitas perdas nos combates pela Base 80, Janaser e Sfira". Além disso, afirma que "o exército alauita conseguiu recuperar parte da estrada que liga Janaser, Taal Aarane e Sfira pela fragilidade dos grupos rebeldes".

O exército sírio anunciou na segunda-feira que controlava a área ao sudeste do aeroporto internacional de Alepo, depois de ter reconquistado a Base 80, responsável pela segurança do aeródromo, controlado pelos rebeldes desde fevereiro.

O grande avanço do exército foi possível após a queda de Sfira, cidade ao sudeste de Alepo que estava sob controle dos rebeldes há um ano.

Acompanhe tudo sobre:AlepoBashar al-AssadPolíticosSíria

Mais de Mundo

Joe Biden deseja sucesso ao papa Leão XIV e que 'Deus o abençoe'

Presidente do Peru agradece Papa Leão XIV por 'mais de 20 anos de serviço' no país

Papa estava de passagem comprada para terceira vinda ao Brasil

Trump quer aumento de impostos para milionários que ganham acima de US$ 2,5 milhões