Mundo

Islamitas convocam mobilização para combater avanço militar

Rebeldes islamitas e jihadistas convocaram em Alepo uma mobilização geral para enfrentar o avanço do exército no norte da Síria

Rebelde prepara um morteiro improvisado em uma rua de Alepo: forças militares conseguiram uma série de vitórias (AFP)

Rebelde prepara um morteiro improvisado em uma rua de Alepo: forças militares conseguiram uma série de vitórias (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 12h17.

Beirute - Rebeldes islamitas e jihadistas convocaram em Alepo uma mobilização geral para enfrentar o avanço do exército no norte da Síria, onde as forças de Bashar al-Assad conseguiram uma série de vitórias e se aproximaram da antiga capital econômica do país.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), vinculado à Al Qaeda, divulgou na terça-feira um comunicado no qual convoca "todas as brigadas e muçulmanos à mobilização geral para enfrentar o inimigo".

A organização reconhece ter sofrido "muitas perdas nos combates pela Base 80, Janaser e Sfira". Além disso, afirma que "o exército alauita conseguiu recuperar parte da estrada que liga Janaser, Taal Aarane e Sfira pela fragilidade dos grupos rebeldes".

O exército sírio anunciou na segunda-feira que controlava a área ao sudeste do aeroporto internacional de Alepo, depois de ter reconquistado a Base 80, responsável pela segurança do aeródromo, controlado pelos rebeldes desde fevereiro.

O grande avanço do exército foi possível após a queda de Sfira, cidade ao sudeste de Alepo que estava sob controle dos rebeldes há um ano.

Acompanhe tudo sobre:AlepoBashar al-AssadPolíticosSíria

Mais de Mundo

Trump anuncia que se reunirá com Putin em 15 de agosto no Alasca

Mais de 1 milhão de imigrantes se 'autodeportaram' dos EUA desde o retorno de Trump

Trump ordena que Exército combata cartéis da América Latina

Após meses de impasse, Armênia e Azerbaijão assinam acordo de paz mediado pelos EUA