Mundo

Islamita ameaça Mianmar por violência contra muçulmanos

Em carta divulgada em site local, Abu Bakar Bashir ameaçou Mianmar se país não interromper os "atos diabólicos" contra a minoria muçulmana

Abu Bakar Bashir: líder espiritual do islamismo radical na Indonésia ameaçou Mianmar se o país não interromper os "atos diabólicos" contra a minoria muçulmana (Adek Berry/AFP)

Abu Bakar Bashir: líder espiritual do islamismo radical na Indonésia ameaçou Mianmar se o país não interromper os "atos diabólicos" contra a minoria muçulmana (Adek Berry/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 10h03.

Jacarta - Abu Bakar Bashir, considerado o líder espiritual do islamismo radical na Indonésia, ameaçou Mianmar se o país não interromper os "atos diabólicos" contra a minoria muçulmana, em uma carta divulgada em site local.

"Escutamos os gritos dos muçulmanos em seu país, provocados por seus atos diabólicos que consistem em expulsá-los de suas casas e matá-los", escreveu Bashir da prisão indonésia na qual cumpre pena, em uma carta com data de 22 de julho e dirigida ao presidente de Mianmar, Thein Sein.

O líder espiritual foi condenado a 15 anos de prisão por ter financiado a criação de uma célula da Al-Qaeda na ilha indonésia de Sumatra.

"Devem acabar com estas violências. Se não atenderem a este chamado, podemos destruí-los, a vocês e a seu povo", afirma a carta publicada no site vao-islam.com, cujo conteúdo foi confirmado pelo Jemaah Ansharut Tauhid (JAT), o movimento islamista fundado em 2008 por Bashir e que o governo dos Estados Unidos considera uma organização terrorista.

Confrontos entre budistas e muçulmanos deixaram oficialmente 80 mortos em junho no estado de Rakhin, oeste de Mianmar, segundo números considerados subestimados.

Quase 800.000 rohingyas - muçulmanos - vivem confinados ao norte deste estado sem integrar os grupos étnicos reconhecidos pelo regime de Naypyidaw. Muitos birmaneses os consideram imigrantes bengaleses ilegais e não escondem a hostilidade.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIndonésiaIslamismoMianmar

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado