Mundo

Islâmicos lideram resultado parcial de eleição no Egito

Etapa foi apenas a primeira das três fases da eleição parlamentar

Islâmicos lideram eleição no Egito (Mahmud Hams/AFP)

Islâmicos lideram eleição no Egito (Mahmud Hams/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2011 às 08h04.

Cairo - Resultados parciais divulgados pelas autoridades do Egito para o primeiro turno da eleição parlamentar mostram que dois grupos islâmicos lideram a disputa com mais de 60% dos votos.

Os números anunciados neste domingo pela Alta Comissão Eleitoral mostram que o partido Liberdade e Justiça, afiliado à Irmandade Muçulmana, lidera com 36,6% dos votos válidos, sendo que o ultraconservador Nour segue atrás com 24,3%.

Os resultados indicam que o liberal Egyptian Bloc tem 13,3% dos votos na primeira eleição do país após a queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro.

A eleição vai determinar a filiação de cerca de 30% dos 498 assentos da assembleia. Essa foi apenas a primeira fase de uma eleição parlamentar que acontece em três etapas. Para a Câmara Baixa do Parlamento, o restante do país vai votar em duas novas fases realizadas este mês e em janeiro. A Câmara Alta será eleita em outra etapa, também com três fases. Os eleitores podem votar três vezes: duas para candidatos individuais e uma para um partido ou coalizão. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemocraciaEgitoEleições

Mais de Mundo

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; menor valor desde 2021