Mundo

Islâmicos lideram resultado parcial de eleição no Egito

Etapa foi apenas a primeira das três fases da eleição parlamentar

Islâmicos lideram eleição no Egito (Mahmud Hams/AFP)

Islâmicos lideram eleição no Egito (Mahmud Hams/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2011 às 08h04.

Cairo - Resultados parciais divulgados pelas autoridades do Egito para o primeiro turno da eleição parlamentar mostram que dois grupos islâmicos lideram a disputa com mais de 60% dos votos.

Os números anunciados neste domingo pela Alta Comissão Eleitoral mostram que o partido Liberdade e Justiça, afiliado à Irmandade Muçulmana, lidera com 36,6% dos votos válidos, sendo que o ultraconservador Nour segue atrás com 24,3%.

Os resultados indicam que o liberal Egyptian Bloc tem 13,3% dos votos na primeira eleição do país após a queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro.

A eleição vai determinar a filiação de cerca de 30% dos 498 assentos da assembleia. Essa foi apenas a primeira fase de uma eleição parlamentar que acontece em três etapas. Para a Câmara Baixa do Parlamento, o restante do país vai votar em duas novas fases realizadas este mês e em janeiro. A Câmara Alta será eleita em outra etapa, também com três fases. Os eleitores podem votar três vezes: duas para candidatos individuais e uma para um partido ou coalizão. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoDemocraciaEleições

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão