Mundo

Irmãos de filha de ciganos vão para centros de proteção

Irmãos de Maria, a menina de quatro anos filha de um casal cigano búlgaro encontrada na Grécia, serão enviados a diferentes serviços de acolhimento


	Maria: caso Maria volte à Bulgária, a menina será enviada a uma aldeia da rede internacional SOS Aldeias Infantis
 (AFP)

Maria: caso Maria volte à Bulgária, a menina será enviada a uma aldeia da rede internacional SOS Aldeias Infantis (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2013 às 12h36.

Sófia - Os sete irmãos menores de idade de Maria, a menina de quatro anos filha de um casal cigano búlgaro encontrada na Grécia, serão enviados temporariamente a diferentes serviços de acolhimento, anunciou nesta quinta-feira a agência búlgara para a assistência social.

Esta agência governamental disponibilizará alojamentos de urgência "em casa de parentes, em famílias de acolhida e em instituições especializadas" para os outros sete filhos menores de Sacha e Atanas Roussev, pais biológicos de Maria, apelidada de "anjo loiro" pela imprensa e descoberta no dia 16 de outubro em um acampamento cigano do centro da Grécia.

A agência prevê manter contatos regulares com os pais para avaliar se estão "preparados para se encarregar deles de maneira adequada" antes que as crianças retornem.

Sacha e Atanas Roussev, que reconheceram ter deixado Maria, ainda bebê, em 2009 na Grécia, onde estavam trabalhando temporariamente, são alvo de uma investigação por abandono de menores e podem ser condenados a até seis anos de prisão.

Ambos afirmam que não venderam Maria, mas que a confiaram a uma mulher grega.

Na terça-feira, o governo búlgaro expressou sua intenção de transferir Maria à Bulgária.

A associação grega que se encarrega atualmente de Maria havia indicado que seu eventual retorno à Bulgária dependia da competência da justiça grega, que continua investigando este caso.

Caso Maria volte à Bulgária, a menina será enviada a uma aldeia da rede internacional SOS Aldeias Infantis, declarou nesta quinta-feira a agência búlgara para a assistência social.

Acompanhe tudo sobre:CiganosCriançasCrimeCrise gregaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

EUA não elevará tarifas a países que não as retaliarem, diz secretário do Tesouro

União Europeia aprova tarifas de retaliação contra os EUA em resposta às medidas de Trump

Irmã de Kim Jong Un diz que desnuclearização da Coreia do Norte não passa de um 'sonho'

Maduro assina decreto de emergência econômica de 60 dias em resposta a tarifas dos EUA