Mundo

Irmão de Chávez teria oferecido dinheiro pelo Mercosul

O senador respondeu a manifestações do presidente venezuelano, que disse em Caracas que seu governo conseguiu entrar no Mercosul sem ceder a "chantagem"

Líderes se encontram antes de reunião do Mercosul: Oviedo disse que Chávez ofereceu dinheiro e acusou um irmão do governante (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Líderes se encontram antes de reunião do Mercosul: Oviedo disse que Chávez ofereceu dinheiro e acusou um irmão do governante (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2012 às 15h44.

Assunção - Um irmão do presidente venezuelano, Hugo Chávez, teria oferecido 100.000 dólares a um deputado paraguaio para ajudar na entrada da Venezuela no Mercosul em 2011, disse esta quinta-feira à imprensa o presidente do Congresso, Jorge Oviedo.

"A oferta do irmão de Chávez foi denunciada no plenário do Senado, em outubro de 2011, pela senadora Zulma Gómez, que lembrou o oferecimento de cem mil dólares pela Venezuela", disse Oviedo à rádio 780 AM.

O legislador não disse o nome do irmão do líder venezuelano que teria feito a proposta.

O senador respondeu a manifestações do presidente venezuelano, que disse em Caracas que seu governo conseguiu entrar no Mercosul sem ceder à "chantagem" dos senadores paraguaios.

"Um grupo destes senadores pedia dinheiro, pediam milhões de dólares", afirmou Chávez.

Oviedo disse que Chávez ofereceu dinheiro e acusou um irmão do governante.

"Inclusive se falou da forma como queria trazer o dinheiro para não ser controlado", disse Oviedo.

Ele afirmou, ainda, que não é verdade que os legisladores paraguaios tenham pedido dinheiro para aprovar a entrada do país caribenho ao Mercosul.

"Se supostamente os senadores eram os que pediam o dinheiro, por que (a Venezuela) não entrou faz tempo no Mercosul? É mentira", enfatizou o parlamentar.

O Senado paraguaio se negava a admitir a Venezuela como membro pleno do Mercosul, bloco regional também integrado por Brasil, Argentina e Uruguai. A Venezuela acabou sendo incorporada ao Mercosul depois que o Paraguai foi suspenso do bloco, após o impeachment do presidente Fernando Lugo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezMercosulPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos