Mundo

Irmandade Muçulmana anuncia 2º turno no Egito

O segundo turno acontecerá nos dias 16 e 17 de junho

O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Mursi (E), teve 30,8% dos votos, seguido de o ex-premier Ahmed Shafiq, que aparece com 22,3%, segundo o grupo islamita (Khaled Desouki/AFP)

O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Mursi (E), teve 30,8% dos votos, seguido de o ex-premier Ahmed Shafiq, que aparece com 22,3%, segundo o grupo islamita (Khaled Desouki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2012 às 13h55.

Cairo - O segundo turno da eleição presidencial no Egito será disputado entre o candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Mursi, e o último primeiro-ministro do presidente destituído Hosni Mubarak, Ahmed Shafiq, anunciou a entidade islamita.

"Teremos um segundo turno entre Mohamed Mursi e Ahmed Shafiq, de acordo com os dados que temos", anunciou a Irmandade Muçulmana em seu site, no qual cita "a apuração de 90% dos votos".

Procurada pela AFP, a equipe de campanha de Shafiq não confirmou a informação em um primeiro momento.

Considerado "o candidato substituto" da Irmandade Muçulmana, depois que a comissão eleitoral vetou a primeira opção do grupo, Kharait al-Shater, Mursi se beneficiou da máquina eleitoral e da base militante do partido islamita.

Shafiq centrou a campanha na segurança e estabilidade para obter os votos dos egípcios desesperados com a agitação política e a degradação da situação econômica desde a revolta que derrubou Mubarak há 15 meses.

Depois de décadas de eleições vencidas de antemão, esta é a primeira vez que os egípcios escolhem livremente o chefe de Estado.

*Matéria atualizada às 9h05

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticaÁfricaEgitoEleiçõesMohamed Mursi

Mais de Mundo

Governo Trump suspende vistos para caminhoneiros após acidente fatal

Ataque contra helicóptero policial em Amalfi deixa 12 mortos na Colômbia

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Chile e Antártida

Guerra na Ucrânia: o que Putin quer para acabar com conflito?