Mundo

Irlandeses votam em referendo sobre casamento gay

Irlanda pode se tornar o primeiro país a aprovar por meio de uma votação popular o casamento entre pessoas do mesmo sexo


	Casamento gay: os resultados serão declarados no sábado
 (Denis Charlet/AFP)

Casamento gay: os resultados serão declarados no sábado (Denis Charlet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2015 às 09h24.

Dublin - Os irlandeses vão às urnas nesta sexta-feira para decidir sobre a possibilidade de permitir o casamento gay, apenas duas décadas depois de a Irlanda se tornar o último país da Europa Ocidental a descriminalizar a homossexualidade.

Com a influência da outrora poderosa Igreja Católica abalada por escândalos de abuso de crianças, as pesquisas de opinião indicam que a proposta venceria, com uma votação na base de 2 para 1, o que tornaria a Irlanda o primeiro país a aprovar por meio de uma votação popular o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O enorme interesse internacional fez a hashtag #VoteYes um dos tópicos de destaque no Twitter. Milhares de expatriados irlandeses voltaram para tomar parte no referendo, tanto os da Grã-Bretanha como os de lugares distantes do país, como Nova York e Sydney, disseram grupos que incentivam o voto no "sim", usando a hashtag #hometovote.

"Eu votei 'sim' porque todo mundo é o mesmo, então por que não têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa?", disse a dublinense Jennifer Brown, 21 anos, que votou quando estava a caminho de um exame universitário. "Surpreendentemente alguns dos meus amigos estão contra, mas os que dizem que vão votar “não” na verdade não estão indo votar.

O resultado pode depender se os eleitores mais jovens, dezenas de milhares de quem registrado como a campanha ganhou impulso, realmente vir a depositar seus votos.

Os resultados serão declarados no sábado.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoEuropaGaysIrlandaLGBTPiigsPreconceitos

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA