Mundo

Irlanda terá "total apoio" nas negociações do Brexit, diz Barnier

Segundo a autoridade, qualquer acordo que afete a fronteira na ilha terá de respeitar a legislação da UE

Michel Barnier: as conversas com o Reino Unido sobre a situação na fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte têm evoluído lentamente (Eric Vidal/Reuters)

Michel Barnier: as conversas com o Reino Unido sobre a situação na fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte têm evoluído lentamente (Eric Vidal/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 14h57.

Bruxelas - O principal negociador da União Europeia da saída do Reino Unido do bloco, Michel Barnier garantiu à Irlanda que o país terá total apoio durante as negociações. Segundo a autoridade, qualquer acordo que afete a fronteira na ilha terá de respeitar a legislação da UE.

Barnier disse ao ministro das Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney, que as conversas com o Reino Unido sobre a situação na fronteira entre a Irlanda, integrante da UE, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, têm evoluído lentamente e ainda é necessário conseguir progresso decisivo em questões cruciais.

A autoridade da UE disse a Coveney que "toda solução que analisaremos terá de ser totalmente compatível com a lei da UE" e com o princípio do bloco de que a Irlanda possa fazer negócios com qualquer nação sem problemas.

Coveney disse que o mais importante era ver como o processo de paz poderia ser mantido entre as duas Irlandas, já que ambas compartilham "uma fronteira invisível de 500 quilômetros".

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:BrexitIrlandaReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado

Após explosões no Líbano, Conselho de Segurança discute a escalada entre Israel e Hezbollah