Mundo

Irlanda terá "total apoio" nas negociações do Brexit, diz Barnier

Segundo a autoridade, qualquer acordo que afete a fronteira na ilha terá de respeitar a legislação da UE

Michel Barnier: as conversas com o Reino Unido sobre a situação na fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte têm evoluído lentamente (Eric Vidal/Reuters)

Michel Barnier: as conversas com o Reino Unido sobre a situação na fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte têm evoluído lentamente (Eric Vidal/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 14h57.

Bruxelas - O principal negociador da União Europeia da saída do Reino Unido do bloco, Michel Barnier garantiu à Irlanda que o país terá total apoio durante as negociações. Segundo a autoridade, qualquer acordo que afete a fronteira na ilha terá de respeitar a legislação da UE.

Barnier disse ao ministro das Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney, que as conversas com o Reino Unido sobre a situação na fronteira entre a Irlanda, integrante da UE, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, têm evoluído lentamente e ainda é necessário conseguir progresso decisivo em questões cruciais.

A autoridade da UE disse a Coveney que "toda solução que analisaremos terá de ser totalmente compatível com a lei da UE" e com o princípio do bloco de que a Irlanda possa fazer negócios com qualquer nação sem problemas.

Coveney disse que o mais importante era ver como o processo de paz poderia ser mantido entre as duas Irlandas, já que ambas compartilham "uma fronteira invisível de 500 quilômetros".

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:BrexitIrlandaReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia