Mundo

Iraque: mísseis atingem base militar norte-americana

Pelo menos quatro soldados iraquianos ficaram feridos durante o ataque

Soldados americanos no Iraque: base está situada a cerca de 80 quilômetros ao norte de Bagdá (Tom Brenner/Reuters)

Soldados americanos no Iraque: base está situada a cerca de 80 quilômetros ao norte de Bagdá (Tom Brenner/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 12 de janeiro de 2020 às 16h00.

Última atualização em 12 de janeiro de 2020 às 16h49.

Vários mísseis atingiram neste domingo a Base Aérea Militar da cidade de Balad, no Iraque, que abriga forças norte-americanas. Pelo menos quatro soldados iraquianos ficaram feridos durante o ataque.

A Célula de Comunicação de Segurança confirmou em comunicado a queda de oito projéteis do tipo Katyusha nesta base ao norte de Bagdá e que já foi atacada várias vezes nos últimos dias, causando ferimentos a quatro tropas iraquianas, incluindo dois oficiais.

Uma fonte do Comando de Operações de Saladino, que pediu anonimato, disse que os feridos foram levados para um hospital e confirmou que as vítimas eram cidadãos iraquianos.

A base está situada a cerca de 80 quilômetros ao norte de Bagdá, e os mísseis teriam caído na pista, de acordo com fontes militares. Ela é uma das maiores bases aéreas do país árabe e possui um arsenal de caças F16 que o Iraque adquiriu dos Estados Unidos, além de receber tropas americanas.

Segundo o Exército iraquiano, quase todas as tropas norte-americanas já deixaram a base, localizada em Balad, na sequência da escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã.

O ataque acontece depois de, na madrugada da última quarta-feira (8), mais de uma dúzia de mísseis iranianos terem sido lançados contra duas bases aéreas que também abrigavam tropas norte-americanas em Ain al-Assad e Arbil, no Iraque.

Essa ação foi assumida pelos Guardas da Revolução iranianos como uma "operação de vingança" pela morte do general Qassem Soleimani, comandante da força de elite Al-Quds. Ele morreu dias antes, num ataque aéreo em Bagdá, ordenado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísOriente Médio

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo