Mundo

Iraque diz que da Al Qaeda está indo para a Síria

"Temos informações seguras dos serviços de inteligência que indicam que combatentes da Al Qaeda cruzaram a fronteira para cometer atos terroristas dentro da Síria"

Rua bloqueada por barricadas em Damasco: o ministro disse que o Iraque já tinha alertado a Síria sobre o perigo de permitir a passagem de combatentes estrangeiros pela fronteira (Shaam News Network/AFP)

Rua bloqueada por barricadas em Damasco: o ministro disse que o Iraque já tinha alertado a Síria sobre o perigo de permitir a passagem de combatentes estrangeiros pela fronteira (Shaam News Network/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2012 às 13h20.

Bagdá - O ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshiar Zebari, disse nesta quinta-feira que membros da rede terrorista Al Qaeda no Iraque começaram a se deslocar para a Síria para praticar ataques neste país.

"Temos informações seguras dos serviços de inteligência que indicam que combatentes da Al Qaeda cruzaram a fronteira para cometer atos terroristas dentro da Síria", disse Zebari em entrevista coletiva em Bagdá.

O ministro assegurou que o Iraque já tinha alertado a Síria sobre o perigo de permitir a passagem de combatentes estrangeiros e homens armados pela fronteira dos dois países. Zebari expressou seus temores de que a situação piore ainda mais na Síria e atinja o Iraque.

O ministro lembrou que a posição de seu país sobre o conflito no país vizinho é "clara", defendeu a alternância pacífica no poder e condenou todos os tipos de violência, seja por parte do regime ou dos rebeldes. "Seguimos uma política neutra em relação à Síria", explicou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaDitaduraIslamismoPrimavera árabeSíriaTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute