Mundo

Iraque afirma ter soldados suficientes para lutar contra EI

Premiê reagiu às declarações de dois senadores americanos que pediram o envio de 100.000 soldados estrangeiros


	Soldado iraquiano: "Mas confirmamos que o Iraque tem homens suficientes e a vontade de lutar contra o Daesh"
 (AFP/ Ahmad Al-Rubaye)

Soldado iraquiano: "Mas confirmamos que o Iraque tem homens suficientes e a vontade de lutar contra o Daesh" (AFP/ Ahmad Al-Rubaye)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2015 às 11h07.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, afirmou nesta segunda-feira que seu país tem oficiais suficientes para lutar contra o grupo Estado Islâmico (EI), depois que dois senadores americanos defenderam o envio de tropas estrangeiras adicionais.

"O governo iraquiano recebe favoravelmente um reforço do apoio em armas, formação e em apoio (aéreo) da parte dos sócios internacionais em nossa guerra contra o Daesh (acrônimo do EI em árabe)", afirmou Abadi.

"Mas confirmamos que o Iraque tem homens suficientes e a vontade de lutar contra o Daesh e outros grupos criminosos", completou.

Abadi reagiu desta maneira às declarações de dois senadores americanos que pediram o envio de 100.000 soldados estrangeiros, em sua maioria de países sunitas, mas também americanos, para combater o EI.

O apelo foi feito por John McCain, presidente do Comitê das Forças Armadas do Senado, durante uma visita a Bagdá, e Lindsey Graham.

Centenas de conselheiros americanos auxiliam há vários meses as tropas iraquianas e alguns deles ajudaram neste mês os combatentes curdos a recuperar o controle da cidade de Sinjar (norte) do EI.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IraquePaíses ricos

Mais de Mundo

Por que as inundações na Espanha deixaram tantos mortos?

Autoridades venezuelanas intensificam provocações ao governo Lula após veto no Brics

Projeto de energias renováveis no Deserto de Taclamacã recebe aporte bilionário da China

Claudia Sheinbaum confirma participação na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro