Mundo

Irã vem forçando deportação de afegãos, diz HRW

Human Rights Watch produziu relatório com histórias de pais de família deportados sem terem a chance de avisar seus parentes


	Garotos afegãos tomam sorvete: milhões fugiram para o Irã e o Paquistão nos anos 80 para escapar de uma sangrenta insurgência anti-comunista
 (Omar Sobhani/Reuters)

Garotos afegãos tomam sorvete: milhões fugiram para o Irã e o Paquistão nos anos 80 para escapar de uma sangrenta insurgência anti-comunista (Omar Sobhani/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2013 às 14h58.

Cabul - O Irã está forçando a deportação de milhares de afegãos, violando sua obrigação internacional de proteger refugiados, segundo a Human Rights Watch. O grupo de defesa dos direitos humanos produziu relatório com histórias de pais de família deportados sem terem a chance de avisar seus parentes.

Milhões de afegãos fugiram para o Irã e o Paquistão nos anos 80 para escapar de uma sangrenta insurgência anti-comunista. No pico da guerra, cerca de 5 milhões de refugiados viveram no Paquistão e aproximadamente 4 milhões no Irã.

Atualmente, o HRW estima que cerca de 2 milhões de afegãos ainda vivam no Irã como refugiados sem registro. O Irã se recusa a formalizar a situação da maioria dos refugiados, segundo o pesquisador do HRW para o Oriente Médio e África, Faraz Sanei. Os registrados são 840 mil apenas. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaImigraçãoIrã - PaísAfeganistãoDireitos civis

Mais de Mundo

Trump diz que quer resposta da Ucrânia sobre plano de paz até quinta-feira

Zelensky enfrenta pressão dos EUA e caso de corrupção ao mesmo tempo

Lula chega à África do Sul para encontro do G20; veja a agenda

Trump recuou em tarifas ao Brasil por duas razões principais, diz professor