Mundo

Irã testa sistema de defesa aérea feito na Rússia

Com um alcance de até 200 quilômetros, o S-300 é capaz de monitorar e atingir vários alvos simultaneamente

Míssil lançado durante teste militar (Lee Jong-kun/Yonhap)

Míssil lançado durante teste militar (Lee Jong-kun/Yonhap)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de março de 2017 às 08h33.

Teerã - O Irã testou com sucesso um sofisticado sistema de defesa aérea produzido na Rússia, informou a agência estatal Irna neste sábado. Segundo a agência, o teste do sistema S-300 ocorreu durante um recente exercício militar chamado Damvand, uma referência à montanha mais alta do Irã.

De acordo com o relato oficial, o teste teve como alvos vários objetos voadores, entre eles mísseis. Com um alcance de até 200 quilômetros, o S-300 é capaz de monitorar e atingir vários alvos simultaneamente.

A TV estatal divulgou imagens de mísseis lançados da traseira de caminhões. Segundo a imprensa oficial, o teste ocorreu no deserto no centro do país.

A Rússia entregou o sistema S-300 para o Irã em 2016, quase dez anos após a assinatura do contrato para isso. O Irã fechou o contrato de US$ 800 milhões para a compra em 2007, mas Moscou suspendeu a entrega três anos depois por causa de objeções dos Estados Unidos e de Israel.

Em 2016, foi fechado um importante acordo nuclear entre o Irã e potências mundiais. No âmbito desse pacto, o Irã limitou suas atividades nucleares em troca da retirada de sanções internacionais.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísRússiaTestes nucleares

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA