Mundo

Irã testa míssil de média distância e pode elevar tensão com EUA

O míssil balístico naval Hormuz 2 percorreu 250 quilômetros antes de atingir um alvo flutuante, disse o general Amir Ali Hajizadeh

Irã: o teste ocorreu "nos últimos dias", segundo a Tasnim, mas não estava claro onde o míssil foi disparado (STR/Reuters)

Irã: o teste ocorreu "nos últimos dias", segundo a Tasnim, mas não estava claro onde o míssil foi disparado (STR/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de março de 2017 às 16h22.

Teerã - O Irã testou recentemente um míssil balístico de média distância, afirmou nesta quinta-feira o general Amir Ali Hajizadeh, uma autoridade da Guarda Revolucionária Islâmica do país. A novidade pode provocar uma escalada nas tensões entre Teerã e o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Hajizadeh afirmou que o míssil balístico naval Hormuz 2 percorreu 250 quilômetros antes de atingir um alvo flutuante, segundo a agência de notícias semioficial Tasnim.

A Guarda Revolucionária tem como missão salvaguardar o sistema islâmico iraniano e opera de maneira independente do Exército regular do país.

O teste ocorreu "nos últimos dias", segundo a Tasnim, mas não estava claro onde o míssil foi disparado. O modelo Hormuz 2 pode atingir alvos a 300 quilômetros, segundo a agência.

Um teste anterior de míssil de média distância levou Trump a impor novas sanções contra pessoas e companhias ligadas ao programa de mísseis balísticos de Teerã.

As sanções foram acompanhadas da afirmação de que o Irã estava "notificado" por ter disparado o míssil, na primeira ação significativa do novo governo americano para tentar conter o Irã. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísTestes nucleares

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado