Mundo

Irã rejeita acusação dos EUA de que viola há tempos acordo nuclear

A tensão entre Irã e os EUA aumentou nos últimos meses, com a aplicação de sanções americanas e aumento do enriquecimento de urânio iraniano

Armas nucleares: o Irã nega ter quebrado o acordo nuclear há muito tempo, como alega os EUA (Pool/Base de Dados/Getty Images)

Armas nucleares: o Irã nega ter quebrado o acordo nuclear há muito tempo, como alega os EUA (Pool/Base de Dados/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 2 de julho de 2019 às 10h52.

Dubai — O Irã rejeitou nesta terça-feira uma acusação da Casa Branca de que viola há tempos os termos do acordo nuclear com potências mundiais, depois de anunciar que acumulou mais urânio enriquecido do que o permitido pelo pacto.

"É sério?", disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, em um tuíte depois de a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, dizer em um comunicado: "Existe pouca dúvida de que, mesmo antes da existência do acordo, o Irã estava violando seus termos".

O anúncio de Teerã levou o presidente dos EUA, Donald Trump, a alertar que a República Islâmica está "brincando com fogo".

Tratou-se da primeira grande medida iraniana a romper com os termos do pacto desde que os Estados Unidos se desligaram deste mais de um ano atrás, mas Zarif disse que não é uma violação do acordo, argumentando que seu país está exercendo o direito de reagir à retirada norte-americana.

A medida iraniana pode ter consequências abrangentes para a diplomacia, em um momento no qual países europeus estão tentando afastar os EUA e o Irã do precipício da guerra, já que veio menos de duas semanas após Trump ordenar ataques aéreos ao Irã e cancelá-los na última hora.

A agência de notícias iraniana Fars relatou que agora o estoque de urânio enriquecido iraniano ultrapassou o limite de 300 quilos permitido pelo acordo.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), entidade regulatória da Organização das Nações Unidas (ONU) que monitora o programa nuclear do Irã, confirmou em Viena que Teerã ultrapassou o limite.

Ao ser indagado se tem uma mensagem para o Irã, Trump respondeu: "Nenhuma mensagem para o Irã. Eles sabem o que estão fazendo. Eles sabem com o que estão brincando, e acho que estão brincando com fogo. Então, absolutamente nenhuma mensagem para o Irã".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísArmas nucleares

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza