Mundo

Irã recebe convite oficial para participar de Genebra 2

Irã confirmou que recebeu o convite oficial para participar de Genebra 2, a conferência internacional destinada a buscar uma solução para o conflito sírio


	Chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif: Zarif disse na quinta-feira passada em Moscou que se fosse convidado o país participaria da conferência
 (Mohammed Mahjoub/AFP)

Chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif: Zarif disse na quinta-feira passada em Moscou que se fosse convidado o país participaria da conferência (Mohammed Mahjoub/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 07h51.

Teerã - O Irã confirmou nesta segunda-feira que recebeu o convite oficial para participar de Genebra 2, a conferência internacional destinada a buscar uma solução pacífica para a guerra na Síria, que começará nesta quarta-feira.

"A República Islâmica do Irã recebeu o convite para ir à Genebra 2", anunciou hoje o vice-ministro iraniano de Relações Exteriores para a África e Países Árabes, Hossein Amir Abdolahian, em declarações divulgadas pela agência oficial "Irna".

Abdolahian não confirmou, no entanto, se seu país participará da reunião, que acontecerá na cidade suíça de Montreux.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, disse na quinta-feira passada em Moscou que se fosse convidado o país participaria da conferência.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou ontem que tinha convidado o Irã para a conferência: "como disse repetidamente, acho firmemente que o Irã deve ser parte da solução para a crise síria".

Além do Irã, Ban convidou ao encontro outros nove países: México, Austrália, Bahrein, Bélgica, Grécia, Coreia do Sul, Holanda, Luxemburgo e o Vaticano.

A oposição síria cedeu finalmente às pressões internacionais e decidiu ontem em Istambul participar da conferência.

O Irã é um dos principais aliados do regime de Damasco, que acusa Turquia, Arábia Saudita e Catar de apoiar os "terroristas", como as autoridades sírias denominam aos opositores.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísONUSíria

Mais de Mundo

Em novo ataque, Israel bombardeia pela primeira vez centro de Beirute

Oposição denuncia 'sequestro' do chefe de segurança de Maria Corina na Venezuela

Novos bombardeios israelenses no Líbano deixam quase 50 mortos no domingo

1 milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano após ataques israelenses, estima premiê