Mundo

Irã recebe convite oficial para participar de Genebra 2

Irã confirmou que recebeu o convite oficial para participar de Genebra 2, a conferência internacional destinada a buscar uma solução para o conflito sírio


	Chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif: Zarif disse na quinta-feira passada em Moscou que se fosse convidado o país participaria da conferência
 (Mohammed Mahjoub/AFP)

Chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif: Zarif disse na quinta-feira passada em Moscou que se fosse convidado o país participaria da conferência (Mohammed Mahjoub/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 07h51.

Teerã - O Irã confirmou nesta segunda-feira que recebeu o convite oficial para participar de Genebra 2, a conferência internacional destinada a buscar uma solução pacífica para a guerra na Síria, que começará nesta quarta-feira.

"A República Islâmica do Irã recebeu o convite para ir à Genebra 2", anunciou hoje o vice-ministro iraniano de Relações Exteriores para a África e Países Árabes, Hossein Amir Abdolahian, em declarações divulgadas pela agência oficial "Irna".

Abdolahian não confirmou, no entanto, se seu país participará da reunião, que acontecerá na cidade suíça de Montreux.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, disse na quinta-feira passada em Moscou que se fosse convidado o país participaria da conferência.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou ontem que tinha convidado o Irã para a conferência: "como disse repetidamente, acho firmemente que o Irã deve ser parte da solução para a crise síria".

Além do Irã, Ban convidou ao encontro outros nove países: México, Austrália, Bahrein, Bélgica, Grécia, Coreia do Sul, Holanda, Luxemburgo e o Vaticano.

A oposição síria cedeu finalmente às pressões internacionais e decidiu ontem em Istambul participar da conferência.

O Irã é um dos principais aliados do regime de Damasco, que acusa Turquia, Arábia Saudita e Catar de apoiar os "terroristas", como as autoridades sírias denominam aos opositores.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísONUSíria

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai