Mundo

Irã realiza novo teste de mísseis em plena tensão com os EUA

Emissora Fox News afirmou que o Irã lançou a partir de uma plataforma localizada na região de Semnan um míssil terra-ar de curto alcance

Irã defendeu que estes testes não violam o acordo nuclear, assinado com seis grandes potências em julho de 2015 (STR/Reuters)

Irã defendeu que estes testes não violam o acordo nuclear, assinado com seis grandes potências em julho de 2015 (STR/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 09h34.

Washington - O Irã realizou na quarta-feira um novo teste com mísseis em plena escalada de tensão com os Estados Unidos, que inclui sanções mútuas e advertências do novo governo de Donald Trump, segundo informações da emissora "Fox News".

Desta vez, Teerã lançou a partir de uma plataforma localizada na região de Semnan um míssil terra-ar de curto alcance tipo mersad, que atingiu cerca de 55 quilômetros do seu local de lançamento, segundo a "Fox", citando uma fonte oficial americana sob condição de anonimato.

No dia 29 de janeiro, o Irã testou um míssil balístico de médio alcance que explodiu após percorrer cerca de mil quilômetros, um movimento que provocou a convocação de uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU.

Após esse lançamento, os Estados Unidos impôs sanções a 13 indivíduos e 12 entidades relacionadas com o programa de mísseis balísticos de Teerã, que anunciou por sua parte medidas recíprocas.

Trump, em seguida, advertiu o Irã que "está brincando com fogo", sobre o qual o chefe da diplomacia persa, Mohammad Javad Zarif, respondeu que seu país não vai a iniciar uma guerra mas exercerá a legítima defesa se for necessário.

Além disso, o Irã defendeu que estes testes não violam o acordo nuclear, assinado com seis grandes potências em julho de 2015, nem a resolução 2231 da ONU, que proíbe a país a realizar provas com mísseis com capacidade nuclear.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísTestes nucleares

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique