Mundo

Irã propõe Cairo como sede de reunião do programa nuclear

A ideia foi aceita pelo Egito


	Os ministros do Irã, Ali Akbar Salehi (E) e do Egito Kamel Amr: o encontro deve retomar a rodada de negociações sobre o programa iraniano de enriquecimento de urânio
 (Khaled Desouki/AFP)

Os ministros do Irã, Ali Akbar Salehi (E) e do Egito Kamel Amr: o encontro deve retomar a rodada de negociações sobre o programa iraniano de enriquecimento de urânio (Khaled Desouki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 10h13.

Teerã - O Irã propôs às potências do grupo 5+1 a realização no Cairo da próxima reunião sobre seu programa nuclear, e a ideia foi aceita pelo Egito, afirmou nesta quarta-feira o ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, citado pela agência Isna.

O ministro indicou, na saída do conselho de ministros, que a proposta "foi acolhida favoravelmente por nossos irmãos egípcios e o Egito já realiza consultas para a realização das negociações". "A data e o local das negociações serão anunciados pelo Conselho Supremo da Segurança Nacional" iraniana, disse.

Salehi acrescentou que negociações paralelas para acordar a data e o local estão a cargo do líder do grupo de negociadores nucleares iranianos, Said Jalili, e da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que também representa o grupo de países 5+1 (formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha - além da Alemanha).

O Irã e esse grupo retomaram em dezembro seus contatos - interrompidos em junho de 2012 - para continuar com a rodada de negociações sobre o programa iraniano de enriquecimento de urânio. Teerã sustenta que é para uso civil, mas as potências ocidentais acusam a República Islâmica de buscar a fabricação de uma arma atômica.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁsiaEgitoEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - País

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia