Mundo

Irã: presidente se compromete a mudar política externa

Hasan Rouhani promete se afastar do estilo "bombástico" adotado por seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad

Presidente eleito do Irã, Hassan Rouhani, acena para os jornalistas durante coletiva de imprensa em Teerã (Fars News/Majid Hagdost/Reuters)

Presidente eleito do Irã, Hassan Rouhani, acena para os jornalistas durante coletiva de imprensa em Teerã (Fars News/Majid Hagdost/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2013 às 17h01.

Teerã - O novo presidente do Irã, Hasan Rouhani, afirmou, neste sábado, que seus compatriotas o elegeram para mudar a política externa do país, e se afastar do estilo "bombástico" adotado por seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad. Rouhani disse que seu governo vai adotar estratégias para se aproximar de potências mundiais, e, ao mesmo tempo, reforçou que a República Islâmica irá manter seus princípios.

"A política externa não é o meio em que se pode falar ou tomar uma posição sem prestar atenção", disse durante a posse do novo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif.

O ex-presidente Ahmadinejad classificava as resoluções do Conselho de Segurança da ONU como inúteis e também costumava dizer que lideranças Estados Unidos deveriam ser "enterradas", em resposta às ameaças militares americanas contra o programa nuclear de Teerã.

Rouhani também se comprometeu a seguir uma política de moderação e aliviar as tensões com o mundo. Ele ainda prometeu melhorar a economia devastada pela sanções internacionais e má gestão, capacitando tecnocratas.

O atual presidente obteve uma vitória esmagadora nas eleições de 14 de junho, derrotando seu rivais conservadores, e tomou posse no dia 4 de agosto. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaHassan RohaniIrã - PaísOriente Médio

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês