Mundo

Irã pode ter bomba nuclear em pouco tempo, diz Obama

Presidente dos Estados Unidos afirmou que Irã precisará de pouco mais de um ano para desenvolver o artefato


	Barack Obama: presidente dos Estados Unidos disse que "todas as opções estão sobre a mesa" para impedir que o regime de Teerã produza a bomba atômica.
 (REUTERS/Larry Downing/Arquivo)

Barack Obama: presidente dos Estados Unidos disse que "todas as opções estão sobre a mesa" para impedir que o regime de Teerã produza a bomba atômica. (REUTERS/Larry Downing/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2013 às 19h59.

Jerusalém - O presidente Barack Obama afirmou que o Irã precisará de pouco mais de um ano para desenvolver uma bomba nuclear, em declarações nesta quinta-feira a um canal israelense.

"Achamos que o Irã precisará de um pouco mais de um ano para desenvolver uma arma nuclear", declarou Obama ao Canal 2, reafirmando que "todas as opções estão sobre a mesa" para impedir que o regime de Teerã produza a bomba atômica.

Obama viajará a Israel e aos Territórios Palestinos em 20 de março, em sua primeira visita à região desde sua eleição em 2008.

"Minha mensagem (ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu) será a mesma de antes: se pudermos resolver diplomaticamente, é a melhor solução. Mas se não, mantenho todas as opções sobre a mesa", disse o presidente americano.

Ao ser perguntado se era uma opção um ataque aos centros nucleares no Irã, Obama respondeu: "Quando digo que todas as opções estão sobre a mesa, (é que) todas as opções estão sobre a mesa e os Estados Unidos obviamente têm capacidades significativas".

"Nosso objetivo é garantir que o Irã não consiga desenvolver armas nucleares que possam ameaçar Israel ou que possam desencadear uma corrida armamentista na região, o que seria extremadamente perigoso em um momento em que já estão ocorrendo muitas coisas", assegurou Obama.

O presidente acrescentou ainda que não tem a intenção de libertar "imediatamente" o israelense Jonathan Pollard, preso nos Estados Unidos desde 1985 por espionagem.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricosTeerãTestes nucleares

Mais de Mundo

Chanceler do Egito alerta para risco de 'guerra regional total'

Bolívia denuncia "atos de desestabilização" de Evo Morales para ONU e CIDH

Hezbollah anuncia 'nova fase', e declara 'guerra indefinida' a Israel

Netanyahu diz que só metade dos 101 reféns em Gaza está viva, segundo imprensa local