Mundo

Irã pode superar sanções bárbaras do Ocidente, diz Khamenei

O guia iraniano acusou os países ocidentais de "mentir" quando propõem a suspensão das sanções em troca de garantias sobre o caráter pacífico do programa nuclear iraniano


	Retrato do líder iraniano Aiatolá Ali Khamenei em Teerã: para ele, o Irã está na mira por sua "resistência" e "independência" diante das grandes potências
 (Atta Kenare/AFP)

Retrato do líder iraniano Aiatolá Ali Khamenei em Teerã: para ele, o Irã está na mira por sua "resistência" e "independência" diante das grandes potências (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 09h56.

Teerã - O Irã é capaz de superar as sanções econômicas "bárbaras" impostas pelos países ocidentais por seu polêmico programa nuclear, afirmou nesta quarta-feira o guia supremo iraniano o aiatolá Ali Khamenei.

"Estas sanções são bárbaras. Constituem uma guerra contra uma nação, mas o povo iraniano as fará fracassar", declarou o aiatolá Khamenei em um discurso transmitido pela televisão durante uma viagem ao norte do Irã.

Além disso, guia iraniano acusou os países ocidentais de "mentir" quando propõem a suspensão das sanções em troca de garantias sobre o caráter pacífico do programa nuclear iraniano.

"As sanções contra o Irã não são de hoje, (os ocidentais) já as impusera (desde a revolução de 1979) e nunca deram resultado", completou.

"Os inimigos - o governo americano e alguns governos europeus - justificam agora as sanções com o tema nuclear, mas mentem", insistiu.

Para o aiatolá Khamenei, o Irã está na mira por sua "resistência" e "independência" diante das grandes potências.

Os países ocidentais adotaram progressivamente nos últimos dois anos um embargo econômico contra o Irã, que provocou uma queda das exportações e da produção petroleira, principal produto do país, a desvalorização da moeda pela falta de divisas, uma desaceleração da economia e aumento do desemprego.

As negociações entre o Irã e as grandes potências sobre a questão nuclear iraniana estão paralisadas há vários anos.

Teerã já foi objeto de várias sanções internacionais do Conselho de Segurança da ONU.

O Ocidente suspeita que o Irã tenta fabricar armas atômicas sob a fachada de um programa nuclear civil, o que Teerã nega.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk