Mundo

Irã pode anunciar acordo nuclear nesta sexta-feira

O passo marca o primeiro avanço em uma década para neutralizar a ameaça iraniana de desenvolver armas nucleares


	O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif: ele afirmou que já é possível começar a redigir um esboço do acordo 
 (Fabrice Coffrini/AFP)

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif: ele afirmou que já é possível começar a redigir um esboço do acordo  (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 05h53.

Genebra - O Irã e as potências mundiais esperam anunciar um acordo inicial nesta sexta-feira para conter o programa nuclear do Irã , em troca de um abrandamento das sanções contra o país, um passo que marca o primeiro avanço em uma década para neutralizar a ameaça iraniana de desenvolver armas nucleares.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, deve ir para Genebra nesta sexta-feira para concluir o acordo, informou o Departamento do estados dos Estados Unidos.

Mais cedo, participantes das gestões realizadas em Genebra envolvendo Irã e um grupo de potências formado por Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia reportaram avanços significativos.

Numa entrevista concedida à emissora norte-americana CNN, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, afirmou que já é possível começar a redigir um esboço do acordo sobre o programa nuclear de seu país de modo a sanar as preocupações de todos os envolvidos nas negociações.

Ainda de acordo com o chanceler iraniano, é possível que a redação seja concluída amanhã mesmo, quando ele se reunirá em Genebra com a comissária de Relações Exteriores da União Europeia (UE), baronesa Catherine Ashton, que chefia a delegação de seis países que negocia com Teerã.

Também nesta quinta-feira, um porta-voz da UE relatou "progressos" na reunião de hoje entre o Irã e o grupo de potências. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo