Mundo

Irã planeja ampliar relações com a América Latina, diz ministro

Ministro Ali Akbar Salehi qualificou os latino-americanos de 'bons amigos do povo iraniano'

Em janeiro, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, realizou uma viagem pela América Latina na qual visitou Venezuela, Equador, Cuba e Nicarágua (Getty Images)

Em janeiro, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, realizou uma viagem pela América Latina na qual visitou Venezuela, Equador, Cuba e Nicarágua (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2012 às 06h06.

Teerã - A ampliação das relações com a América Latina é um dos objetivos estratégicos da política externa do Irã, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Ali Akbar Salehi, em reunião com um grupo de jornalistas, professores e poetas desses países, informou nesta terça-feira a agência oficial 'Irna'.

No encontro, que aconteceu ontem à noite, o ministro iraniano qualificou os latino-americanos de 'bons amigos do povo iraniano' e destacou a ampliação das relações do Irã com os Governos da América Latina em diversas matérias nos últimos anos.

Salehi assegurou aos visitantes, convidados ao Irã por ocasião do aniversário da Revolução Islâmica, celebrado no sábado passado, que '32 anos de sanções e pressões por parte das potências hegemônicas (Ocidente) contra o Irã não impediram que progredisse'.

Nos últimos anos, o Irã ampliou suas relações com os países latino-americanos e abriu novas embaixadas nesses Estados.

Em janeiro, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, realizou uma viagem pela América Latina na qual visitou Venezuela, Equador, Cuba e Nicarágua.

Washington, inimigo declarado de Teerã, demonstrou em diversas ocasiões sua preocupação com esta aproximação e, na sexta-feira passada, a secretária de Estado adjunta interina dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson, considerou em Buenos Aires que 'o interesse do Irã na América Latina não é algo positivo'.

Roberta afirmou que seu Governo vigia essa aproximação e acrescentou: 'não é o momento de os países da região se aproximarem do Irã, exatamente quando muitas nações estão cooperando conosco, tentando frear os esforços iranianos na área nuclear'.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaDiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Chanceler do Egito alerta para risco de 'guerra regional total'

Bolívia denuncia "atos de desestabilização" de Evo Morales para ONU e CIDH

Hezbollah anuncia 'nova fase', e declara 'guerra indefinida' a Israel

Netanyahu diz que só metade dos 101 reféns em Gaza está viva, segundo imprensa local