Mundo

Irã pede trabalho conjunto com Arábia por estabilidade

Ministro iraniano das Relações Exteriores pediu a Arábia Saudita, líder das monarquias da região, um trabalho conjunto para promover a estabilidade na região

Mohammed Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã: "pensamos que Irã e Arábia Saudita deverão trabalhar juntos para promover a paz", disse (Mohammed Mahjoub/AFP)

Mohammed Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã: "pensamos que Irã e Arábia Saudita deverão trabalhar juntos para promover a paz", disse (Mohammed Mahjoub/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 08h19.

Mascate - O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, pediu nesta segunda-feira a Arábia Saudita, líder das monarquias da região, um trabalho conjunto para promover a estabilidade no Oriente Médio.

"Pensamos que Irã e Arábia Saudita deverão trabalhar juntos para promover a paz e a estabilidade na região", declarou Zarif à AFP depois de uma visita a Mascate, a segunda etapa de sua viagem destinada a tranquilizar os Estados do Golfo sobre o acordo nuclear do Irã com as potências ocidentais.

"Estou disposto a visitar a Arábia Saudita", afirmou o ministro, antes de explicar que a data da viagem deve ser definida pelas duas partes.

As relações entre as duas nações "devem ser ampliadas, já que consideramos a Arábia Saudita um país muito importante na região e no mundo islâmico", completou.

Ao falar sobre o acordo nuclear do Irã com as potências mundiais, Zarif destacou que "serve à estabilidade e à segurança da região".

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaÁsiaIrã - PaísOriente Médio

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado