Mundo

Irã parará exportação de petróleo em caso de novas sanções

"Se continuarem ampliando as sanções, suspenderemos nossas exportações para o exterior", afirmou aos jornalistas Ghassemi

O ministro iraniano do Petróleo, Rostam Ghassemi: Ele ainda advertiu que a falta do petróleo iraniano no mercado provocará um "aumento drástico dos preços" (©AFP/Archives / Alexander Klein)

O ministro iraniano do Petróleo, Rostam Ghassemi: Ele ainda advertiu que a falta do petróleo iraniano no mercado provocará um "aumento drástico dos preços" (©AFP/Archives / Alexander Klein)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 22h52.

Dubai - O Irã suspenderá as exportações de petróleo se os países ocidentais impuserem novas sanções, ameaçou nesta terça-feira o ministro iraniano do Petróleo, Rostam Ghassemi, em Dubai.

"Se continuarem ampliando as sanções, suspenderemos nossas exportações para o exterior", afirmou aos jornalistas Ghassemi, cujas declarações foram traduzidas do idioma farsi.

Ele ainda advertiu que a falta do petróleo iraniano no mercado provocará um "aumento drástico dos preços".

Os países ocidentais impuseram desde o início do ano um embargo petroleiro contra o Irã, que inclui a suspensão da compra de petróleo pela Europa e supõe uma redução entre 10% e 30% das exportações de Teerã para os principais clientes asiáticos.

Em Teerã, a agência Isna publicou declarações de Ghassemi assegurando que a produção do Irã é de quatro milhões de barris de petróleo diários (mbd), desmentindo assim as informações sobre uma queda da produção a 2,7 mbd.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) afirma que a produção do Irã se reduziu a 2,7 mbd, enquanto que o dado oficial fornecido por Teerã ao cartel petroleiro é de 3,7 mbd.

Ghassemi também desmentiu que as exportações do Irã tenham caído em setembro a 860.000 barris diários como assegurou a Agência Internacional de Energia (AIE), contra 2,2 mbd a no final de 2011.

No início de setembro, o presidente Mahmud Ahmadinejad reconheceu que o Irã teve alguns problemas para vender seu petróleo devido às sanções ocidentais.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércio exteriorEnergiaExportaçõesIrã - PaísPetróleo

Mais de Mundo

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala