Mundo

Irã nunca buscou e jamais buscará bomba atômica, diz Rouhani

Garantia foi feita numa entrevista concedida pelo chefe de governo à emissora norte-americana de televisão NBC


	Hassan Rouhani: presidente afirmou ainda que dispõe de total autoridade para negociar um acordo com o Ocidente sobre o programa nuclear do país
 (IRNA/Reuters)

Hassan Rouhani: presidente afirmou ainda que dispõe de total autoridade para negociar um acordo com o Ocidente sobre o programa nuclear do país (IRNA/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2013 às 21h56.

O Irã nunca buscou e jamais buscará a bomba atômica, assegurou nesta quarta-feira o novo presidente do país, Hasan Rouhani. A garantia foi feita numa entrevista concedida pelo chefe de governo à emissora norte-americana de televisão NBC.

Rouhani afirmou ainda que dispõe de total autoridade para negociar um acordo com o Ocidente sobre o programa nuclear do país.

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã desenvolva em segredo um programa nuclear bélico.

O Irã nega ter a intenção de desenvolver a bomba atômica sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, como a geração de energia elétrica e o desenvolvimento de isótopos medicinais, estando de acordo com as normas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual é signatário.

Na entrevista, Rouhani declarou ainda que recebeu do presidente dos EUA, Barack Obama, uma carta "positiva e construtiva" parabenizando-o por sua vitória nas urnas. "Poderiam ser passos pequenos e sutis na direção de um futuro muito importante", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísTestes nucleares

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'