Mundo

Irã nomeia novo embaixador na agência nuclear da ONU

Especialista em desarmamento irá representar o país na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Presidente do Irã, Hassan Rohani: troca do representante na AIEA é mais um passo da realocação de cargos desde a posse do presidente moderado (Fars News/Majid Hagdost/Reuters)

Presidente do Irã, Hassan Rohani: troca do representante na AIEA é mais um passo da realocação de cargos desde a posse do presidente moderado (Fars News/Majid Hagdost/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 19h59.

Dubai - O Irã nomeou um especialista em desarmamento para ser seu novo embaixador na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em mais um passo da realocação de cargos desde a posse do presidente moderado Hassan Rouhani.

Ele ainda não indicou o novo negociador nuclear do país - possivelmente o cargo diplomático mais importante do Irã -, mas o pendor pragmático da sua equipe até agora sinaliza um maior alinhamento da política externa com a política nuclear.

Reza Najafi, que trabalhou em questões de desarmamento na chancelaria iraniana, será o novo embaixador na AIEA, disse a agência de notícias Isna na terça-feira.

Ele substitui Ali Asghar Soltanieh, que desde o começo de 2012 liderava infrutíferas negociações com a AIEA, sob a presidência do conservador Mahmoud Ahmadinejad.

A AIEA pressiona o Irã a aceitar inspeções externas em instalações militares suspeitas de ligação com o desenvolvimento de armas atômicas. Teerã insiste no caráter exclusivamente pacífico das suas atividades nucleares.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEnergiaONUDiplomaciaIrã - PaísEnergia nuclearAIEA

Mais de Mundo

Ministro da Defesa israelense ordena que militares destruam os túneis do Hamas em Gaza

Trump discursará no Parlamento israelense durante visita por acordo de paz para Gaza

China denuncia postura dos EUA em meio a tensões sobre tarifas

Motim militar em Madagascar: unidade rebelde declara comando das Forças Armadas