Mundo

Irã está pronto para deter qualquer ataque, diz aiatolá

Em meio a boatos de uma invasão israelense ao país do Oriente Médio, líder supremo do Irã afirma que forças armadas estão prontas para deter qualquer invasão


	Retrato do líder iraniano Aiatolá Ali Khamenei em Teerã: país "não pretende invadir nenhum outro, mas não sucumbirá a nenhum ataque ou agressão", avisou o líder
 (Atta Kenare/AFP)

Retrato do líder iraniano Aiatolá Ali Khamenei em Teerã: país "não pretende invadir nenhum outro, mas não sucumbirá a nenhum ataque ou agressão", avisou o líder (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2012 às 18h02.

Teerã - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, assegurou nesta sexta-feira que o exército de seu país está preparado para deter qualquer ação militar estrangeira e recomendou aos inimigos da república islâmica que abandonem "qualquer ideia de invasão".

"A prontidão das Forças Armadas iranianas é tamanha (...) que deterá o inimigo de levar adiante qualquer ideia de invasão", disse Khamenei, citado pela televisão estatal iraniana, durante visita a uma base militar no nordeste iraniano. O aiatolá, que tem a palavra final sobre todos os assuntos de Estado no Irã, disse que seu país "não pretende invadir nenhum outro, mas não sucumbirá a nenhum ataque ou agressão".

As declarações do aiatolá Khamenei vêm à tona em um momento no qual aumenta a tensão no Oriente Médio em meio a rumores sobre os preparativos de um ataque preventivo de Israel contra o programa nuclear do Irã.

Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de desenvolver em segredo um programa nuclear bélico. Teerã assegura que suas usinas atômicas têm fins estritamente pacíficos, como a geração de energia elétrica e a pesquisa de isótopos medicinais, estando de acordo com o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), do qual é signatário. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaGuerrasIrã - País

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para retirar Estados Unidos da OMS

De volta à Casa Branca, Trump revoga 78 ordens de Biden e tira EUA do Acordo de Paris

EUA cancelam aplicativo CBP One que permitia entrada de migrantes pela fronteira com México

Cadeira descartável, esquenta-mãos e horas de fila: as táticas dos fãs de Trump para vê-lo na posse