Mundo

Irã entregou documentação sobre programa nuclear hoje

O Organismo Internacional da Energia Atômica afirmou que recebeu os documentos do Irã. Eles esclarecem algumas informações sobre o programa nuclear do país


	Programa nuclear iraniano: o Irã assinou um plano de trabalho para certificar se o seu programa nuclear tem ou não objetivos militares
 (Atta Kenare/AFP)

Programa nuclear iraniano: o Irã assinou um plano de trabalho para certificar se o seu programa nuclear tem ou não objetivos militares (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2015 às 21h21.

O Organismo Internacional da Energia Atômica (OIEA) anunciou que o Irã entregou hoje (15) documentação esclarecedora sobre o programa nuclear do país.

Em comunicado, o OIEA disse que o Irã entregou documentação relativa a “assuntos inacabados do passado e do presente”, numa alusão a possíveis dimensões militares.

A entrega da documentação ocorre dentro do período acordado em julho, entre o supervisor nuclear e Teerã e apresentada simultaneamente com o acordo nuclear entre o Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

O plano de trabalho inclui uma série de medidas entre a OIEA e o Irã, a primeira das quais consistia na entrega de documentação.

Em setembro próximo, o organismo nuclear avaliará a informação recebida e fará preguntas ao Irã sobre o assunto. Depois disso, prosseguirão as reuniões de peritos para que a OIEA possa emitir, antes do final do ano, uma decisão definitiva sobre a natureza do programa nuclear iraniano.

Em 14 de julho, o OIEA e o Irã assinaram um plano de trabalho cujo objetivo é poder certificar, até ao final deste ano, se o programa nuclear do Irã tem ou não objetivos militares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísTestes nucleares

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia