Mundo

Irã e Reino Unido nomearão encarregados de negócios

Irã e Reino Unido decidiram nomear encarregados de negócios dentro de duas semanas em encontro entre os dois vice-ministros das Relações Exteriores em Genebra

Hassan Rohani, presidente do Irã: dois países iniciaram uma aproximação política depois da eleição do moderado Rohani (Atta Kenare/AFP)

Hassan Rohani, presidente do Irã: dois países iniciaram uma aproximação política depois da eleição do moderado Rohani (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 09h18.

Teerã - Irã e Reino Unido decidiram nomear encarregados de negócios dentro de duas semanas em um encontro entre os dois vice-ministros das Relações Exteriores em Genebra, à margem das negociações nucleares entre Teerã e o grupo 5+1, segundo a agência oficial Irna.

A decisão foi tomada durante um encontro entre Mohamad Takht Ravanchi, vice-ministro iraniano das Relações Exteriores e coordenador para Europa e América, e Simon Gass, vice no Foreign Office britânico.

O Foreign Office informou à AFP que um anúncio será feito "em breve".

O Reino Unido retirou seus diplomatas e fechou a embaixada em Teerã após o ataque de novembro de 2011 contra suas instalações diplomáticas efetuado por centenas de milicianos islamitas, depois do anúncio de novas sanções de Londres contra Teerã por seu programa nuclear.

A embaixada do Irã em Londres também foi fechada, mas os dois países não romperam oficialmente suas relações. Omã representa os interesses iranianos no Reino Unido, e a Suécia os britânicos no Irã.

O chanceler britânico, William Hague, anunciou em 8 de outubro um acordo entre os dois países para a nomeação de encarregados de assuntos diplomáticos.

Os dois países iniciaram uma aproximação política depois da eleição do moderado Hassan Rohani. O chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif, e Hague tiveram uma primeira reunião em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU, no fim de setembro.

Mas no momento não podem nomear embaixadores em consequência de uma lei aprovada pelo Parlamento iraniano em 2011, que reduz o nível das relações diplomáticas ao de encarregado de negócios.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaIrã - PaísPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo