Mundo

Irã e Iraque acordam aumento da colaboração no desenvolvimento petrolífero

Inimigos na década de 80, dois países mais ricos do mundo em reservas petrolíferas se unem para explorar novas jazidas de petróleo na fronteira comum

Campo de petróleo no Irã, que vai colaborar com o vizinho Iraque na exploração de reservas na fronteira dos países  (Dynamosquito/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Campo de petróleo no Irã, que vai colaborar com o vizinho Iraque na exploração de reservas na fronteira dos países (Dynamosquito/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2011 às 11h36.

Teerã - O Irã e o Iraque assinaram acordo em Teerã para desenvolver e explorar novas jazidas de petróleo na fronteira comum, informou neste domingo a agência de notícias local iraniana "Mehr".

Considerados os dois países mais ricos do mundo em reservas petrolíferas, Irã e Iraque "concluíram um contrato de serviços para o desenvolvimento conjunto de campos de hidrocarbonetos".

Com o novo acordo ficou estabelecido uma série de comitês conjuntos de analistas para debater as questões contratuais, financeiras e técnicas, acrescentou.

Inimigos na década de 80, Iraque e Irã estreitaram relações desde em 2003 uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o primeiro país, derrubando o, então, presidente iraquiano Saddam Hussein.

Os países travaram uma guerra cruel pelas suas fronteiras entre 1980 e 1988, que tinha como um de seus principais objetivos conquistar o denominado "Shatt al Arab", que permite a saída fluvial do petróleo para o Golfo Pérsico.

Até o momento a Arábia Saudita é considerada o primeiro país do mundo em reservas comprovadas de petróleo, levando em conta somente as convencionais, e a Venezuela o segundo, incluindo as duas não convencionais.

Atrás, Irã e Iraque mantêm uma disputa desde a década de 80, quando Bagdá exigia ter uma cota igual à de Teerã.
 

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÁsiaEnergiaIrã - País

Mais de Mundo

Governo Trump processará novos pedidos de DACA em cumprimento de ordem judicial

EUA vai taxar madeira em 10% e adia tarifas sobre móveis até 14 de outubro

Guterres aplaude plano de Trump para paz em Gaza e pede compromisso por acordo

Trump deve assinar novos acordos comerciais com países do Sudeste Asiático