Campo de petróleo no Irã, que vai colaborar com o vizinho Iraque na exploração de reservas na fronteira dos países (Dynamosquito/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 9 de janeiro de 2011 às 11h36.
Teerã - O Irã e o Iraque assinaram acordo em Teerã para desenvolver e explorar novas jazidas de petróleo na fronteira comum, informou neste domingo a agência de notícias local iraniana "Mehr".
Considerados os dois países mais ricos do mundo em reservas petrolíferas, Irã e Iraque "concluíram um contrato de serviços para o desenvolvimento conjunto de campos de hidrocarbonetos".
Com o novo acordo ficou estabelecido uma série de comitês conjuntos de analistas para debater as questões contratuais, financeiras e técnicas, acrescentou.
Inimigos na década de 80, Iraque e Irã estreitaram relações desde em 2003 uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o primeiro país, derrubando o, então, presidente iraquiano Saddam Hussein.
Os países travaram uma guerra cruel pelas suas fronteiras entre 1980 e 1988, que tinha como um de seus principais objetivos conquistar o denominado "Shatt al Arab", que permite a saída fluvial do petróleo para o Golfo Pérsico.
Até o momento a Arábia Saudita é considerada o primeiro país do mundo em reservas comprovadas de petróleo, levando em conta somente as convencionais, e a Venezuela o segundo, incluindo as duas não convencionais.
Atrás, Irã e Iraque mantêm uma disputa desde a década de 80, quando Bagdá exigia ter uma cota igual à de Teerã.