Mundo

Irã e Grupo 5+1 vão se reunir em Istambul

Data do encontro ainda não foi definida

Salehi declarou que o Irã pretende que ambas partes ganhem nas conversas, das quais garantiu que o Irã participará com atitude positiva (Wikimedia Commons)

Salehi declarou que o Irã pretende que ambas partes ganhem nas conversas, das quais garantiu que o Irã participará com atitude positiva (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2012 às 15h12.

Teerã - O Irã e o Grupo 5+1, composto pela Alemanha e os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, terão seu próximo encontro em Istambul para debater o programa nuclear de Teerã, afirmou neste domingo o Ministro de Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi.

Em entrevista coletiva conjunta com o chanceler nicaraguense, Samuel Santos, que visita Teerã, o chefe da diplomacia do Irã disse que seu país escolheu Istambul como local do encontro, mas ainda não definiu a data, e o Grupo 5+1 aceitou a proposta.

O local foi decidido há dois meses em um contato com a alta representante europeia de Relações Exteriores e Segurança, que coordena o G 5+1, Catherine Ashton, acrescentou Salehi.

Segundo ele, em recente carta a Ashton, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Saeed Jalili, representante iraniano nas negociações internacionais sobre o tema nuclear, 'deixou claro que o Irã deseja retomar as conversas o mais rápido possível'.

Salehi declarou que o Irã pretende que ambas partes ganhem nas conversas, das quais garantiu que o Irã participará com atitude positiva.

Por outro lado, ele ressaltou que o 'Irã pôs todas as suas instalações nucleares sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)', e comunicou à agência nuclear da ONU a instalação de suas últimas centrífugas de Urânio. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísONUOriente Médio

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico