Mundo

Irã diz que precisaria de apenas cinco dias para ter arma nuclear

Em 2015, o Irã desistiu de avançar com seu programa de enriquecimento de urânio a 20% em um acordo assinado com potências mundiais

Ali Akbar Salehi: "se houver uma determinação, somos capazes de retomar o enriquecimento a 20% em no máximo cinco dias" (foto/Wikimedia Commons)

Ali Akbar Salehi: "se houver uma determinação, somos capazes de retomar o enriquecimento a 20% em no máximo cinco dias" (foto/Wikimedia Commons)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 08h06.

Teerã, 22 - O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou nesta terça-feira, 22, que o país precisaria de apenas cinco dias para retomar o enriquecimento de urânio a 20% - nível que permite que o material seja usado para a construção de arma nuclear.

O site da TV estatal iraniana citou Salehi dizendo: "Se houver uma determinação, somos capazes de retomar o enriquecimento a 20% em no máximo cinco dias".

Em 2015, o Irã desistiu de avançar com seu programa de enriquecimento de urânio a 20% em um acordo assinado com potências mundiais. O acordo levantou sanções e limitou o país a enriquecer o minério a 5%. O Irã tem dito que desenvolve seu programa nuclear para propósitos pacíficos.

Fonte: Associated Press

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesEnergia nuclearIrã - País

Mais de Mundo

Conheça a história do Cristo Redentor, um dos maiores cartões postais do Rio de Janeiro

China convoca reunião informal do Conselho de Segurança da ONU para 'tratar de tarifas', diz agência

Juiz vê suposto 'desacato' de Trump por expulsar migrantes; governo diz que vai apresentar recurso