Mundo

Irã diz apoiar iniciativa de conversas de paz para a Síria

Teerã apoia o empenho da Rússia para sediar uma nova rodada de conversas de paz entre Damasco e a oposição síria


	Síria: três anos de combates deixaram cerca de 200 mil mortos, enquanto o Ocidente apoia alguns dos grupos rebeldes que buscam depô-lo
 (Getty Images)

Síria: três anos de combates deixaram cerca de 200 mil mortos, enquanto o Ocidente apoia alguns dos grupos rebeldes que buscam depô-lo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2014 às 12h53.

Moscou - Teerã apoia o empenho da Rússia para sediar uma nova rodada de conversas de paz entre Damasco e a oposição síria, declarou o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores nesta quarta-feira durante uma visita a Moscou.

Rússia e Irã se alinharam ao presidente sírio, Bashar al-Assad, no conflito da Síria, onde três anos de combates deixaram cerca de 200 mil mortos, enquanto o Ocidente apoia alguns dos grupos rebeldes que buscam depô-lo. A Rússia, cada vez mais isolada por conta do conflito na Ucrânia, aumentou seus esforços para ressuscitar as conversas de paz na Síria e espera poder sediar um encontro entre as partes rivais na capital russa já em janeiro.

"Apoiamos a ideia de Moscou de realizar uma reunião entre representantes das autoridades (sírias) e da oposição moderada da Síria", teria afirmado Hossein Amir-Abdollahian nesta quarta-feira, segundo a agência de notícias russa Tass.

A Rússia não especificou que grupos de oposição acha que deveriam ser representados, um dos principais motivos de discórdia no passado. Embora Abdollahian tenha dito que o Irã não participará das conversas, lançou mais luz sobre o pensamento dos aliados.

"Somente representantes da oposição que acredita no entendimento político e que não está armada deveriam ser convidados. Estes representantes deveriam ter alguma espécie de base dentro da nação síria", declarou Abdollahian, ecoando a posição oficial síria.

Moscou também afirmou que a ameaça mais urgente no Oriente Médio é a do "terrorismo" e prometeu ajudar Assad a combatê-la. Segundo os russos, a Coalizão Nacional Síria das Forças Revolucionárias e de Oposição, que está sediada na Turquia e é apoiada pelo Ocidente como maior organismo da oposição, tem pouca influência no território sírio e é apenas um dos grupos que poderiam participar.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIrã - PaísRússiaSíria

Mais de Mundo

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês

Mais de 200 caminhões de ajuda chegam do Egito no segundo dia de trégua em Gaza

Biden encerra mandato como presidente que concedeu mais perdões da história dos EUA