Mundo

Irã difunde imagens de dados decodificados obtidos por drone

O governo iraniano descobriu que o avião não tripulado americano RQ-170, capturado no final de 2011, fez vários voos sobre países vizinhos do Irã


	Réplica de um drone americano abatido pelo Irã: o país começou a preparar cópias deste aparelho para equipar suas próprias forças
 (Atta Kenare/AFP)

Réplica de um drone americano abatido pelo Irã: o país começou a preparar cópias deste aparelho para equipar suas próprias forças (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 11h56.

Teerã - A Guarda Revolucionária, o corpo de elite do regime iraniano, difundiu imagens apresentadas como "dados decodificados" obtidos de um avião não tripulado (drone) americano RQ-170 capturado no final de 2011 quando sobrevoava o Irã, informaram nesta quinta-feira meios de comunicação locais.

As imagens, difundidas pela divisão aeroespacial da Guarda, teriam sido feitas durante sua aterrissagem em uma base americana de Kandahar (Afeganistão) e em outra base do Paquistão.

"Ao decodificar os dados extraídos do drone, descobrimos que o aparelho realizou inúmeros voos sobre países vizinhos do Irã", declarou o general Amir Ali Hajizadeh, comandante da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária, citado pela agência Fars.

Em 4 de dezembro de 2011, Teerã anunciou ter conseguido que um RQ-170 Sentinel, um drone ultrassecreto de várias toneladas de peso, pousasse no deserto, pirateando em seguida seu sistema de funcionamento.

Por sua parte, os Estados Unidos explicaram que o aparelho sofreu um problema técnico e o presidente Barack Obama pediu, sem êxito, que o Irã devolvesse o aparelho.

A Força Internacional no Afeganistão explicou que o drone era utilizado para missões no oeste do país, mas, segundo a imprensa americana, se encontrava em uma missão de observações de instalações nucleares iranianas a pedido da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos.

O RQ-170 Sentinel, construído pela empresa americana Lockheed-Martin, é um avião não-tripulado de observação de longo alcance e muita altura, cuja existência foi confirmada em 2010 pela Força Aérea dos Estados Unidos.

O Irã anunciou que começou a preparar cópias deste aparelho, do qual assegura ter descoberto segredos, para equipar suas próprias forças.

Em dezembro de 2012, o Irã afirmou que conseguiu fazer aterrissar outro drone de observação modelo ScanEagle, interceptado sobre as águas do Golfo Pérsico.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviõesEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricosTransportesVeículos

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada