Mundo

Irã derruba drone dos EUA em meio à tensão entre os dois países

De acordo com as Forças iranianas, o drone foi derrubado porque estava invadindo o espaço aéreo do país persa

EUA e Irã: mais novo incidente vem na esteira de ataques a dois navios petroleiros no Golfo de Omã na semana passada (Carlos Barria/File Photo/Reuters)

EUA e Irã: mais novo incidente vem na esteira de ataques a dois navios petroleiros no Golfo de Omã na semana passada (Carlos Barria/File Photo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de junho de 2019 às 09h26.

Última atualização em 20 de junho de 2019 às 10h28.

Dubai - A Guarda Revolucionária do Irã derrubou um drone dos Estados Unidos nesta quinta-feira (19), informaram autoridades americanas e iranianas, em meio a um cenário de escalada nas tensões entre Teerã e Washington.

De acordo com as Forças iranianas, o drone foi derrubado porque estava invadindo o espaço aéreo do país persa, enquanto duas autoridades americanas disseram, sob condição de anonimato, que a queda aconteceu no espaço aéreo internacional do Estreito de Ormuz.

O mais novo incidente vem na esteira de ataques a dois navios petroleiros no Golfo de Omã na semana passada. Os EUA acusam o Irã de promover o ataque, mas Teerã nega envolvimento.

No pano de fundo, estão crescentes tensões entre os dois países desde que o presidente americano, Donald Trump, decidiu retirar Washington do acordo nuclear internacional firmado com o Irã em 2015.

Além disso, a Arábia Saudita disse nesta quinta-feira que rebeldes Houthi aliados do Irã lançaram um míssil visando uma usina de dessalinização saudita na noite de quarta-feira. A Casa Branca informou que Trump foi informado sobre as questões.

O Irã quadruplicou sua produção de urânio de baixo enriquecimento e ameaçou elevar o enriquecimento a níveis mais altos, tentando pressionar a Europa por novos termos para o acordo nuclear de 2015. Nas últimas semanas, os EUA aceleraram o envio de um porta-aviões e de mais soldados para o Oriente Médio diante da escalada das tensões com os iranianos.

Acompanhe tudo sobre:DronesEstados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado