Mundo

Irã critica Obama por sua mensagem do Ano Novo persa

Parlamentar afirmou que as declarações do presidente foram "ridículas" e que suas políticas nos conflitos do norte da África não defendem os direitos humanos

Obama é questionado por Ali Larijani depois de mensagem de ano novo (Getty Images)

Obama é questionado por Ali Larijani depois de mensagem de ano novo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2011 às 07h19.

Teerã - O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, criticou nesta segunda-feira o presidente americano, Barack Obama, por sua mensagem de Ano Novo persa.

"Obama com esta mensagem tirou a vestimenta da Presidência de um grande país e falou em nível de um chefe da filial de um partido verde de uma cidade distante da Europa", anunciou Larijani em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias iraniana, "Irna".

"A mensagem é tanto ridícula para o presidente de um país como representativa para o povo iraniano já que deixa em evidência suas políticas", acrescentou.

O presidente do Parlamento afirmou que "os grandes movimentos que estão sucedendo nos países da Ásia ocidental e no norte da África representam um evento sem precedentes na história que enredaram os Governos ditatoriais e seus defensores ocidentais".

"Hoje em dia os americanos não podem dizer que defendem os direitos humanos e que estão junto dos povos porque permitem que os militares estrangeiros no Bahrein reprimam o povo desarmado que com um comportamento pacífico apresentam suas reivindicações", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito